Título: Milhões de processos...
Autor: Vicente Vilardaga
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/10/2004, Primeira Página, p. A-1

Uma das ferramentas adotadas pela Justiça paulista para ganhar produtividade é o Sistema de Inteligência da Informação (IntInfo) que integrará diversos sistemas em um único banco de dados e permitirá o acompanhamento e a criação de relatórios analíticos sobre processos criminais. Juízes e desembargadores terão acesso on-line, via intranet, do histórico criminal de um preso, além de foto e identificação biométrica (impressão digital). Antes da implementação do IntInfo, desenvolvido pela Prodesp e pela empresa BRQ, o tempo de espera para obtenção de informações simples referentes a antecedentes criminais chegava a 30 dias, segundo o superintendente da Prodesp, Paulo Roberto Galvão. A BRQ foi responsável pelo desenvolvimento da aplicação em linguagem Java, que roda na plataforma WebSphere e utiliza banco de dados DB2, ambos fornecidos pela IBM, através da distribuidora Ingram Micro.

A alta complexidade do projeto do TJSP levou a Prodesp a criar uma superintendência específica para executá-lo. A empresa estadual de processamento de dados instalou, inclusive, um call center, com 32 pontos de atendimento, para prestar serviços de suporte ao tribunal. Também está sob sua responsabilidade o treinamento de 25 mil funcionários da Justiça paulista, que serão preparados para utilizar o novo sistema. Com a implantação total da rede (cerca de 70% já está instalada) e a informatização dos processos, cerca de um terço das atividades tradicionais relacionadas à tramitação dos processos judiciais serão suprimidas. "Esperamos ganhos de qualidade e reduções de tempo", afirma o desembargador Tâmbara.

O Tribunal de Justiça, para implementar o projeto de modernização, adquiriu 108 servidores, instalados no data center da Prodesp, e 12,5 mil estações de trabalho (computadores pessoais). Outros 14,5 mil computadores serão comprados em uma nova licitação. Com isso, segundo Galvão, todos os pontos de rede serão preenchidos. A integração do TJ se dará por meio da internet.

O TJ implantou um portal que permite acesso ao cidadão aos processos em andamento em São Paulo, além de toda jurisprudência do Estado desde 1997. Segundo a Prodesp, o número atual de acessos gira em torno de 12 mil por dia. A expectativa, com a implementação total do projeto no fim deste ano, é de alcançar 1,5 milhão de acessos por mês. Os pedidos ao Juizado Especial de Pequenas Causas já podem ser feitos através da internet.