Título: Lula insinua reeleição em recepção aos paraolímpicos
Autor: Romoaldo de Souza
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/10/2004, Política, p. A-8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou escapar ontem que está de olho na reeleição de 2006, depois de ter recebido a delegação brasileira que disputou os jogos Paraolímpicos e teve o melhor desempenho da história. Comemorando as 33 medalhas em Atenas, Lula disparou um "parabéns e até quem sabe... até Pequim...", onde acontece o próximo evento da modalidade, em 2008, dois anos depois do final do atual mandato.

Ao cumprimentar o atleta Clodoaldo Silva, ganhador de seis medalhas de ouro e uma de prata, na natação, Lula disse que os portadores de necessidades especiais estão abrindo portas, quando decidem ser atletas. O presidente sugeriu ainda que as famílias brasileiras devem parar de ter vergonha dos filhos deficientes.

"Muitas vezes, a própria família fica com vergonha e, muitas vezes, não abre as janelas, não abre a porta para que essa pessoa possa ganhar na vida o espaço que lhe é de direito", afirmou o presidente.

Lula deu como exemplo de vencedores atletas que apesar da deficiência física ou mental treinam diariamente, enquanto a maioria das pessoas pensa que não é deficiente e acaba se acomodando.

"Quanta gente neste País poderia estar melhor de saúde se levantasse meia hora antes do trabalho para andar um pouquinho. E, muitas vezes isso não acontece por pura preguiça", disse.

Lula também recomendou menos remédios e mais exercício físico para que as pessoas tenham uma vida saudável.

"Eu fico imaginando quantas pessoas poderiam comprar menos remédios para a hipertensão, se andassem meia hora antes de dor, mas preferem ficar sentadas na frente da TV, tomando remédio", sugeriu o presidente.