Título: Mercosul vetará subsídios
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/10/2004, Agribusiness, p. B-12

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, afirmou ontem que o governo não pretende selar acordo de livre comércio entre Mercosul e União Européia (UE) que aceite a importação de produtos subsidiados na área agrícola. "É questão de coerência com a política internacional", disse.

Rosseto disse que o prazo para concluir as negociações do acordo, previsto para o dia 31 de outubro, deve estar subordinado aos interesses do país. "Temos uma posição crítica em relação às enormes limitações oferecidas pelos negociadores europeus", afirmou.

Segundo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o governo tem a preocupação de não prejudicar produtores da agricultura familiar. "Todos os produtos subsidiados ficarão fora das negociações."

Biotecnologia

O projeto de biotecnologia, a ser firmado em março de 2005, entre os países do Mercosul e a UE, envolvendo recursos de ¿ 6 milhões em três anos, vai facilitar as negociações comerciais entre as duas partes. As pesquisas contribuirão para eliminar problemas da produção exportada, como a praga conhecida por ferrugem da soja, que ataca o grão, e vacinas de prevenção à aftosa. Essa foi a conclusão dos participantes da 32 Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul.