Título: Esquema bilionário
Autor: Alves, Renato
Fonte: Correio Braziliense, 02/04/2011, Cidades, p. 35

Memória

» A Operação Vampiro é uma investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sobre fraude em processos de licitação de hemoderivados. Há a suspeita de que as irregularidades estendem-se à aquisição de outros tipos de medicamentos, como os de combate à Aids e insulina.

» Em 2002, empresas que participaram de licitação para a compra de hemoderivados denunciaram irregularidades no processo. Com base na denúncia, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria nas compras de 1998 a 2002 e descobriu uma série de falhas, entre elas, a formação de cartel de produtores de hemoderivados.

» Em 2003, uma licitação foi suspensa por causa da violação de envelope. A partir de então, o governo passou a realizar compras via pregão. Em 18 de março do mesmo ano, o ministro da Saúde, Humberto Costa, pediu à PF que investigasse o caso.

» Após 14 meses de investigações, a PF desencadeou, em 2005, a apreensão de documentos em quatro capitais e a prisão de vários suspeitos que são acusados de tráfico de influência, favorecimento de licitações e corrupção.

» A PF prendeu 17 pessoas. Três foram soltas por terem colaborado com as investigações. Um dos suspeitos é Luiz Cláudio Gomes da Silva, ex-coordenador de Recursos Logísticos do Ministério da Saúde e homem de confiança de Humberto Costa. O ministério exonerou 25 funcionários suspeitos de participar do esquema.

» Os investigadores estimam em R$ 2,3 bilhões o rombo causado aos cofres públicos pelas fraudes em 12 anos.