Título: Lula visita as tropas e assiste jogo da seleção
Autor: Romoaldo de Souza
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/08/2004, Nacional, p. A-4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assiste hoje, em Porto Príncipe, no Haiti, à partida entre a seleção brasileira de futebol e um combinado haitiano, no chamado "jogo da paz". Pela manhã, Lula desembarca no aeroporto Toussaint Louverture e vai se encontrar com a tropa de paz brasileira, formada por 1,2 mil homens, comandada pelo general Augusto Heleno Ribeiro.

Ainda antes do jogo, Lula deposita coroa de flores em memória dos heróis haitianos. Em seguida encontra-se com o presidente do Haiti, Boniface Alexandre. À tarde, acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, e do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, Lula vai ao estádio Sylvio Cator.

Ontem, em Santo Domingo, Lula disse que os problemas do Haiti só serão resolvidos quando as economias ricas investirem no país. "Países como o Brasil têm pouca chance de ter dinheiro para dar para o Haiti", disse o presidente.

O encontro com presidentes de vários países, que o governo está organizando para 20 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos, para discutir a criação de um fundo de combate à pobreza, poderá ajudar o Haiti no futuro, segundo ele. O Haiti comprou 0,3% das exportações brasileiras em 2003, ou US$ 226 milhões.