Título: Produção da Petrobras em setembro aumentou 1,6%
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/10/2004, Energia, p. A-6

Em relação ao mesmo período de 2003 o volume produzido ficou estável. A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no mês de setembro ficou 1,6% maior do que o registrado em agosto e estável em relação a setembro de 2003. Segundo a Petrobras, no mês passado, a produção de petróleo e gás ficou em 2,075 milhões de barris de óleo equivalente por dia em seus campos de exploração no Brasil e no exterior. Nos campos de exploração no Brasil a produção em setembro de óleo e gás foi de 1,8 milhões barris diários, o que representa um crescimento de 1,7% em relação ao registrado em agosto e 0,5% menor que a de setembro de 2003.

A produção somente de petróleo em campos nacionais atingiu 1,5 milhões de barris por dia, o que representa um crescimento de 2,1% em relação ao produzido em agosto, e uma queda de 1,2% em comparação ao óleo produzido em setembro de 2003. Segundo a Petrobras, este resultado é por conta da operação de quatro novos poços nos campos de Marlim Sul. A estatal informou que nestes quatro poços a produção no mês de setembro foi de aproximadamente 36,4 mil barris por dia. A produção de gás natural nos campos nacionais no mês passado foi de 42,7 mil m³ diários, uma queda de 0,5% em relação ao volume produzido em agosto.

Nos oito países onde a Petrobras explora óleo e gás natural (Argentina, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru, Angola, Equador e Estados Unidos), a produção chegou a 266,1 mil barris por dia em setembro. Este volume representa um crescimento de 1,2% em relação ao registrado em agosto. A produção internacional da estatal teve um crescimento de 3% em setembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado.

Segundo a estatal, a produção internacional de petróleo foi de 169,7 mil barris por dia em setembro, o que registra aumentos de 1,9% em relação a agosto e de 0,5% em comparação com setembro do ano passado.

De acordo com a estatal, o aumento na produção internacional em setembro foi devido principalmente ao crescimento da produção em seus campos de exploração na Argentina, Colômbia e Venezuela. A estatal informou também que a produção internacional de gás natural em setembro foi de 16,3 mil m³, o que representa estabilidade em relação à produção registrada no mês de agosto.

Segundo a estatal, a produção média de óleo em campos terrestres na Argentina foi de 69,5 mil barris por dia. A Argentina é onde a Petrobras tem a maior produção de petróleo fora dos campos nacionais. Lá também foi registrada a maior produção de gás no mês de setembro nos campos internacionais explorados pela Petrobras, 7,8 mil m³. A Venezuela registrou a segunda maior produção internacional de óleo pela Petrobras no mês de setembro (47,05 mil barris por dia) e a Colômbia ficou em terceiro entre as maiores produções da estatal no período, com 16,7 mil barris por dia. Na exploração e produção de gás natural, a Bolívia foi a segunda maior fonte de gás produzido pela Petrobras no mercado externo, com 6,9 mil m³.

kicker: Nos poços do Brasil, o volume de óleo e gás extraído atingiu 1,8 milhões de barris diários