Título: Diversificação nas linhas institucionais e de varejo
Autor: Henrique Silveira Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/10/2004, Panorama setorial, p. A-12

Uma das características dos fabricantes de papéis para fins sanitários é a diversificação da produção. É o que ocorre, por exemplo, com a Santher Fábrica de Papel Santa Therezinha, que, além de papéis higiênicos (das marcas Personal, Pétala e Charme), toalhas de papel (Snob), guardanapos (Snob, Santepel e Gala) e lenços de papel (Kiss), produz absorventes higiênicos e protetores diários (com a marca Sym).

O mesmo acontece com a catarinense Mili, que se apresenta em seu site na Internet como "uma das maiores fabricantes brasileiras no segmento de higiene e limpeza". Essa empresa, além de papéis higiênicos (das marcas Mili, Lili e Cameratta), guardanapos e toalhas de papel (Mili e Residence), produz fraldas descartáveis, absorventes higiênicos e produtos de limpeza doméstica (amaciantes de roupa, detergente em pó, sacos descartáveis, ceras para piso e sabão em barra).

Outra característica do setor é a fabricação dos chamados produtos institucionais, destinados a condomínios, hotéis, restaurantes, empresas e órgãos públicos. A Santher fornece para esse tipo de cliente uma linha específica, a Inovatta, composta de papéis, sabonetes, hidratantes e umectantes. Já a linha de institucionais da Manikraft Guaianazes Indústria de Celulose e Papel, que fabrica os papéis higiênicos Caçula, Guri, Gardênia, Primavera e Mirafiori, as toalhas de papel Mascot e Yuri e o guardanapo Mascot, é composta, entre outros itens, de dispensers para acondicionamento de papéis, lençóis hospitalares, toalhas de papel em bobina, sabonete com bico dosador.

A Melhoramentos Papéis também possui uma extensa linha de produtos institucionais, tais como papel higiênico e toalha interfolhados, protetor de assento sanitário, lençol hospitalar, guardanapos, produtos para higiene das mãos, dispensers, purificador de ar, cesto de lixo, entre outros. A linha de papéis de consumo da empresa inclui os papéis higiênicos Fofura e Sublime, os lenços de papel Softy's e as toalhas de mão e guardanapos Kitchen.

Em 2002, segundo o "Relatório Estatístico" da Bracelpa, Santher, Melhoramentos, Mili e Manikraft formaram com a Klabin Kimberly o grupo dos cinco maiores produtores nacionais de papéis sanitários, com 53,6% da produção. A Klabin Kimberly foi criada em 1998, resultado da união entre a Klabin e a subsidiária brasileira da norte-americana Kimberly-Clark. Era dona, entre outras, das marcas Neve, Camélia e Nice. Em 2003, a associação foi desfeita, ficando no mercado apenas a Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene.