Título: Três companhias dominam o mercado
Autor: Henrique Silveira Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/10/2004, Panorama setorial, p. A-12

A Klabin, com 1,27 milhão de toneladas produzidas (34,1%); a Rigesa Celulose, Papel e Embalagens, com 297 mil (8%); e a Orsa Celulose, Papel e Embalagens, com 268 mil (7,2%), detiveram quase metade da produção brasileira de papéis de embalagem em 2002 (49,3%), de 3,71 milhões de toneladas - é o que mostra o "Relatório Estatístico" daquele ano da Bracelpa. A produção do segmento, no entanto, é pulverizada por um grande número de empresas menores, as quais dividem a outra metade, lideradas pela Trombini Embalagens (201 mil toneladas em 2002, ou 5,4% da produção) e pela Celulose Irani (135 mil, o equivalente a 3,6%).

A Klabin produz papéis para embalagens de papelão ondulado, cartões para embalagens e papéis kraft para sacos e envelopes. Esses itens são vendidos para empresas fabricantes de embalagens ou utilizados pela Klabin na fabricação de suas próprias embalagens. A empresa tem fábricas instaladas nos municípios de Goiana (PE), Ponte Nova (MG), Guapimirim (RJ), Piracicaba (SP), Angatuba (SP), Telêmaco Borba (PR), Correia Pinto (SC) e Otacílio Costa (SC).

Em 2003, a maior parte das vendas de papel da Klabin (59%) foi de papel para embalagens de papelão ondulado, sacos e envelopes. Quando se consideram apenas as exportações, no entanto, o percentual de participação desses papéis nas vendas da empresa salta para 83,4%. Ao contrário, quando se consideram as vendas para o mercado interno, a predominância é dos cartões para embalagens, de 80,1%.

A Rigesa pertence ao grupo norte-americano MeadWestvaco Corporation. Fabrica papel para confecção de papelão ondulado, embalagens de papelão ondulado e embalagens de papelcartão. Suas unidades industriais estão instaladas em Valinhos (SP), Três Barras e Blumenau (SC), Manaus e Pacajus (CE). Na área de papelão ondulado, a empresa é totalmente integrada. Já em papelcartão, atua como convertedora.

A Orsa produz papel para embalagens de papelão ondulado e as próprias embalagens. Possui seis unidades industriais: duas em Paulínia (SP), onde produz papéis e embalagens, e as demais em Nova Campina (SP), Suzano (SP), Manaus e Rio Verde (GO). Cerca de 85% da produção de papéis da Orsa é destinada ao consumo próprio da empresa. O restante é exportado.

A Trombini dedica-se à produção de papel, caixas de papelão ondulado e sacos. Já a Irani fabrica madeira, móveis, resinas, papéis e papelão ondulado (chapas e embalagens) em Santa Catarina e em São Paulo.