Título: Uma análise minuciosa
Autor: Henrique Silveira Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/10/2004, Panorama setorial, p. A-12

As informações desta página foram extraídas do Estudo Especial "Os Produtos da Indústria do Papel", que o Panorama Setorial está lançando.

Esse trabalho mostra os tipos de papel produzidos pela indústria papeleira do País. Detalha números da produção, destino da produção e consumo de papel por segmento (papel de imprensa; papéis de imprimir e escrever; papéis de embalagem; papéis para fins sanitários; cartolinas, papelões e polpa moldada e papéis especiais). Suas páginas revelam a vasta gama de tipos de papel fabricados no País.

O estudo traça perfis de alguns do principais produtores instalados no País, como Suzano Bahia Sul, International Paper, Votorantim Celulose e Papel (VCP), Ripasa, Klabin, Rigesa, Orsa, Trombini, Irani, Norske Skog, Santa Maria, Kimberly-Clark, Santher, Melhoramentos, Mili, Manikraft, Papirus e Itapagé. Traz ainda informações sobre a composição do mix de produtos e o desempenho de cada uma destas companhias.

O trabalho mostra ainda as principais tendências do setor, as quais serão tema de uma palestra a ser ministrada por Henrique Silveira Neves, analista do Panorama Setorial, no 37 Congresso e Exposição Anual de Celulose e Papel, a ser promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) entre os dias 18 e 21 de outubro, em São Paulo. O Panorama Setorial também participará do evento como empresa expositora.

O estudo especial "Os Produtos da Indústria do Papel" faz parte de uma série de quatro trabalhos sobre o setor de celulose e papel no País. As outras três análises são: "Celulose: A Indústria e o Mercado", "Papel: A Indústria e o Mercado" e "A Reciclagem do Papel".