Título: As marcas largam com a F-1
Autor: Sandra Azedo
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/10/2004, Mídia & Marketing, p. A-14

Mesmo com o título já decidido, marketing ganha no GP brasileiro. A mais nobre categoria do automobilismo mundial é também um dos espaços mais disputados da publicidade para as grandes empresas internacionais, mesmo com todas as variáveis do campeonato já resolvidas. Na Fórmula 1, grandes companhias encontram uma excelente oportunidade de não apenas expor as suas marcas, como colocar em prática o conhecido marketing de relacionamento.

Apesar de no 33 Grande Prêmio do Brasil - que ocorre no próximo domingo, no autódromo de Interlagos, em São Paulo - o título já estar definido, nas mãos do multicampeão alemão Michael Schumacher, da Ferrari, as empresas não reclamam de suposta falta de interesse por parte do público e mantêm seus pesados investimentos em comunicação, boa parte antecipadamente contratada.

Este GP brasileiro deve ser, ainda, o penúltimo em que marcas de cigarro poderão estar presentes numa prova no País - a partir de outubro de 2005, a indústria tabaqueira não poderá mais grafar suas marcas nos carros ou em outdoors em autódromos brasileiros.

Em relação à prova deste ano, além dos cotistas da Rede Globo, que desde o início do ano têm direito a inserções durante a programação da emissora, há muitas companhias com ações de marketing específicas para Interlagos. Este é o caso de gigantes como Toyota, Petrobras, HP, Renault, Shell e Bridgestone, as duas últimas com trabalhos comemorativos associados à vitoriosa escuderia italiana Ferrari.

A Bridgestone, inclusive, já estreou neste fim de semana uma campanha de mídia impressa e outdoor exatamente para comemorar o hexacampeonato com a escuderia Ferrari. A propaganda, criada pela agência Carillo Pastore Euro RSCG, traz a chamada "Bridgestone e Ferrari: seis títulos mundiais".