Título: FGV concede prêmio a 6 empresas
Autor: Luiz Voltolini
Fonte: Gazeta Mercantil, 08/10/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13
Objetivo é reconhecer e incentivar projetos, programas ou ações de empresas e entidades de classe do setor varejista. A entrega do 2 Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo será no próximo dia 19 de outubro (terça-feira), durante a realização do 3 Seminário de Responsabilidade Social no Varejo, no Auditório da Fundação Getúlio Vargas FGV-EAESP. O Centro em Excelência no Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (GVcev) anunciou na semana passada os seis vencedores do 2 Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo. Os vencedores foram: Núcleo Arte e Papel, Belcar Caminhões e Ônibus, Supermercado Festival, Petrobras Distribuidora, Câmara de Dirigentes Lojistas de Recife (CDL-Recife) e Shopping Leste Arincaduva.
O
objetivo da premiação é reconhecer e incentivar projetos, programas ou ações de responsabilidade social desenvolvidos por empresas e entidades de classe do setor varejista, de todos os portes, que atuam no território nacional.
Vencedores
Na categoria microempresa a Núcleo Arte e Papel venceu com o projeto Comércio de Produtos Sustentáveis. A Belcar Caminhões e Ônibus venceu na categoria pequena empresa com o Projeto EIC - Escolas de Informática. A categoria média empresa o prêmio ficou com o Supermercado Festival com o programa Os Especiais do Superespecial.
O projeto Cidadão Capaz garantiu o prêmio Grande Empresa à Empresa Petrobras Distribuidora. A CDL-Recife conquistou o prêmio na categoria entidade varejista com o projeto Empreendedor do Futuro e, na categoria Shopping Center, venceu o Shopping Leste Arincaduva com o projeto Mutirão de Cirurgia de Catarata.
Projetos Vencedores
Ao todo foram inscritos 113 projetos de responsabilidade social de diversos segmentos do varejo e selecionados 20 finalistas. A maior concentração de inscrições foi de supermercados (17), restaurantes (14), shopping centers (13) e padarias (12). Entidades varejistas e farmácias também tiveram um bom índice de inscritos. As micros, pequenas e médias empresas tiveram uma participação muito expressiva, representando 58% dos inscritos.
A Núcleo Arte e Papel é uma micro empresa da capital paulista e São Paulo focada na comercialização de produtos sustentáveis. A loja foi trabalha com base no conceito de preservação do meio ambiente, evitando o desperdício de água e utilizando objetos recicláveis.
Inclusão digital
A pequena empresa Belcar Caminhões e Ônibus, de Goiânia criou, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática, a partir de 2000, uma escola destinada a funcionários, seus parentes e adolescentes carentes de bairros vizinhos com o objetivo de atuar na área da inclusão digital. A Escola de Informática e Cidadania (EIC) é patrocinada pela empresa. São três EICs, que já formaram 381 alunos.
O Supermercado Festival, de Curitiba criou, em 1997, o Programa de Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais, que tem por objetivo integrar ao mercado de trabalho pessoas portadoras de Síndrome de Down, de deficiências auditivas, mentais moderadas, visuais e motoras. Do total de funcionários da empresa, 48 são portadores de necessidades especiais, o que representa 15. A legislação exige que 3% das vagas contemplem essas pessoas.
Portadores de necessidades
A Petrobras Distribuidora, do Rio de Janeiro, visa a utilização de seus postos de combustíveis como meio para a valorização e inclusão social dos portadores de necessidades especiais. Desde 2002, alguns postos têm sido adaptados segundo projeto arquitetônico que tem como foco a acessibilidade. Além disso implantou uma política de contratação de pessoas portadores de necessidades especiais: 60 pessoas com esse perfil já foram contratadas.
A CDL Recife capacita adolescentes, em risco pessoal ou social, de 16 a 21 anos de idade para o mercado de trabalho, além de incentivá-los a montar seu próprio negócio. Os jovens fazem seu aprendizado em empresas-laboratório, construídas com a doação de produtos e serviços efetuada por grupos das comunidades beneficiadas.
O Shopping Leste Aricanduva, também de São Paulo, realiza uma vez por ano, um programa que consiste no exame médico oftalmológico gratuito para detecção de pessoas com catarata. Todas os pacientes que apresentarem o problema de visão são submetidas a uma cirurgia para correção, sem custo para o doente. Em três anos do programa realizou 380 cirurgias em 2002; 600, em 2003; 800, em 2004.
kicker: 113 ações de diversos segmentos no País disputaram prêmio
kicker2: CDL Recife capacita adolescentes e os incentiva abrir negócio próprio