Título: Brasil terá novos hotéis da rede jamaicana SuperClubs
Autor: Regiane de Oliveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/10/2004, Comércio & Serviços, p. A-10

Os Estados da Bahia e Fortaleza receberão as primeiras operações. O grupo jamaicano SuperClubs anuncia a expansão de seus negócios no Brasil com a construção de cinco novos hotéis nos próximos seis anos. A princípio estão confirmados dois empreendimentos no Nordeste: o primeiro, batizado de Breezes Muro Alto, será inaugurado ainda este ano, em Porto de Galinhas, em Pernambuco.

A segunda unidade, Breezes Cumbuco, está prevista para 2005, numa região próxima a Fortaleza, no Ceará. Somados, os dois projetos exigirão investimentos da ordem de R$ 120 milhões.

Outro projeto da empresa é trazer para o Brasil o resort Hedonism, marca hoteleira voltada somente para o mercado de jovens solteiros e casais.

A expansão dos negócios já estava nos planos do grupo há quatro anos, desde a abertura do hotel Breezes Costa do Sauípe, na Bahia. Segundo Xavier Veciana, diretor geral no Brasil, as operações no País são a grande aposta do grupo além da região do Caribe.

"O Brasil está começando agora a se lançar como destino turístico internacional e isto aparece na atração de novos empreendimentos e negócios para a região", diz.

O resultado das ações de divulgação no Brasil no exterior também tem influenciado positivamente os negócios do grupo SuperClubs no Brasil. No Breezes Costa do Sauípe, o público estrangeiro, composto principalmente de europeus e de visitantes do cone sul, já tem uma participação de mais de 50% no movimento do hotel.

A taxa de ocupação da unidade também mantém um resultado positivo, devendo fechar este ano em 65%. O resultado, porém, ainda está distante do desempenho dos hotéis do grupo no Caribe, que têm ocupação média de 80%. "Mas vamos podemos repetir esta média no Brasil", prevê Veciana.

Segundo o diretor, o grande diferencial dos hotéis SuperClubs e que deu destaque internacional às operações do grupo é o conceito "super-inclusive": o hóspede paga antecipadamente todas as despesas, como refeições, bebidas, esportes e entretenimento. Tudo sem taxa adicional e com funcionários que não aceitam gorjetas. "Num hotel tradicional, o cliente paga duas vezes: a diária e os serviços", compara Veciana.

Breezes

O Breezes é a marca voltada para o turismo da família. Na Bahia, o hotel do grupo conta com 324 apartamentos, cinco restaurantes, seis bares, discoteca, piscina, Spa, sauna, salão de jogos e quadras de tênis.

O Breezes Muro Alto, a 9 km de Porto de Galinhas (PE), ocupará uma área de 67 mil m², com 250 apartamentos, sendo 60 bangalôs. A estrutura do empreendimento contará com bares, quatro restaurantes, danceteria, heliponto, quadras poliesportivas, parque aquático e fitness center.

De acordo com Veciana, o trabalho do SuperClubs vai além da estruturação de um hotel na região escolhida: incentivar o profissionalismo e promover os destinos turístico são tarefas que a rede também assumiu no País.

Na Bahia, Veciana é um dos membros fundadores de uma experiência pioneira no turismo brasileiro: o Cluster de Entretenimento, Turismo e Cultura da Bahia, que atua como uma incubadora de turismo, com participação de empresas e da iniciativa privada.

Agora, a empresa colabora na criação de um cluster em Porto de Galinhas. "Um cluster é o melhor meio de desenvolver as potencialidades turísticas de uma região e também de melhorar a competitividade das empresas", avalia o diretor do SuperClubs.

Sonesta

A expansão da empresa não privilegia apenas o mercado de resorts. O turismo corporativo nacional vai ganhar este ano duas novas operações: os hotéis Sonesta Brasília e Sonesta São Paulo. Os dois hotéis demandaram de investimentos de R$ 71 milhões.

Os empreendimentos são resultado de uma parceria inédita do SuperClubs com a rede de hotéis americana Sonesta. "O SuperClubs abriu uma master franquia do Sonesta no Brasil", afirma José Ernesto Marino Neto, presidente da BHS International, empresa que assessorou a associação do SuperClubs com a rede Sonesta no Brasil, em 2001.

O acordo determina que o SuperClubs utilizará sua estrutura de venda no País para operar os hotéis Sonesta, este por sua vez, vai investir em canais de venda no exterior.