Título: País amplia a capacidade de competição
Autor: Dimalice Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/10/2004, Comércio & Serviços, p. A-10

"O problema do turismo no Brasil não é mais dinheiro", disse ontem o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Eduardo Sanovicz, durante o VIII Seminário Internacional de Investimentos em Hotéis e Resorts, em São Paulo. O desafio agora, afirmou ele, é focar as ações em produtos turísticos com competitividade e capacidade. "Não vendemos intenções", disse Sanovicz.

Para o presidente da Embratur, a atual realidade do setor de turismo nacional mostra que o País entrou na disputa pela preferência internacional como destino turístico. Segundo Sanovicz, o Brasil já fez dois terços da lição de casa na área do turismo: "Nos últimos dois anos tornamos o País competitivo em relação aos demais destinos mundiais, mas ainda temos muito trabalho para fazer."

No próximo ano, a entidade investirá R$ 116 milhões na promoção de produtos e serviços do País no exterior. O dinheiro virá do governo federal e de parcerias com a iniciativa privada. Neste ano, o investimento será da ordem de R$ 95 milhões. Ele destaca, no entanto, que "esse valor é de seis a oito vezes maior do que a média anual investida na última década".

Para 2005, a Embratur anunciou ainda a ampliação do número de escritórios de promoção do turismo brasileiro no exterior: "Será aberto mais um escritório na Europa e outro para a Ásia e região do Pacífico". Atualmente, o órgão tem cinco escritórios na Europa, um na América Latina e outro na América do Norte.

A promoção do Brasil no mercado asiático, porém, será feita em parceria com os demais integrantes do Mercosul: Argentina, Paraguai e Uruguai, numa ação coordenada pelo Brasil.

Segundo Sanovicz no próximo ano a promoção de destinos do Brasil, feita através de onze produtos turísticos, entre eles, ecoturismo, patrimônio histórico, pesca e golfe, poderá sofrer algumas alterações, com a inserção de dois novos produtos: saúde e esporte.