Título: Semana nacional mobiliza instituições
Autor: Adriana Thomasi
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/10/2004, Norte/Nordeste, p. B-13

A programação segue até o dia 24, com atividades que envolvem palestras, mostras culturais, oficinas e exposições científicas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aberta ontem à noite na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), mobiliza entidades, instituições públicas e privadas, universidades e escolas técnicas no estado. O encontro trouxe ao Ceará o coordenador da Comissão de Sistemas de Inovação Tecnológica do Conselho Nacional de C&T, Ozires Silva, e presidente do Conselho de Administração da cearense Troller, que falou sobre Tecnologia e Inovação para o negócio e para a Vida.

A programação segue até o dia 24, com atividades que envolvem palestras, mostras culturais, oficinas e exposições. Será realizada também, na Fiec, a entrega do Prêmio Desempenho Ambiental para Iracema Indústria e Comércio de Castanhas de Caju, vencedora da categoria Integração com a Sociedade; e Cia. Metalic Nordeste, campeã na categoria Produção Mais Limpa, às 18 horas, do dia 21,com palestra sobre Meio Ambiente e Tecnologias Limpas, de Maria Cristina Yuan, secretária de Meio Ambiente e Normas Técnicas do Instituto Brasileiro de Siderurgia e membro do Conselho de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O prêmio contempla empresas que tenham se destacado na preservação do meio ambiente e implementado atividades para melhoria da qualidade ambiental, de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável e de modo a servirem de modelo para outras indústrias.

"A decisão do governo federal em aproximar a população, principalmente de jovens e crianças, do esforço tecnológico conquistado pelo País, e ampliar a divulgação das realizações, vem dando certo", diz o secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece)", Hélio Guedes de Campos Barros.

O encontro, realizado em outubro, e anual a partir deste ano, distribui suas atividades de Norte a Sul do estado. Na região do Cariri foram agendados 62 eventos. A Universidade Federal do Ceará (UFC), contribui com outros 69, e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), que estimulou estudantes e professores, abre as portas da I Feira de Ciência, Cultura, Tecnologia e Inovação Ceará, que recebeu 2.244 trabalhos inscritos, 1522 de iniciação científica, e 722 de pesquisadores.

Semana Universitária

A semana contempla ainda a 9 Semana Universitária e a realização painéis. No dia 22, a universidade vai premiar os melhores trabalhos nas diversas áreas do conhecimento. O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet), Instituto Atlântico, Nuteral, fabricante de suplementos nutricionais, e Instituto Titã, também se engajaram na proposta, como informa o secretário Barros.

"A idéia é contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados e o impacto das pesquisas e suas aplicações", afirma Sumara Ennes, supervisora de comunicação empresarial, da Embrapa Agroindústria Tropical, baseada em Fortaleza (CE), unidade da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A exemplo de centros e museus de ciência e tecnologia, escolas e associações, a Embrapa também realiza, no período, atividades de divulgação científica e tecnológica voltadas para estudantes e sociedade civil.

O Programa Portas Abertas à Comunidade mostra, durante a Semana, as ações implementadas, com visita orientada aos laboratórios de pesquisa da instituição e demonstração do funcionamento da Planta Piloto, do projeto de aproveitamento da casca de coco verde, além dos principais resultados de pesquisa já alcançados para o desenvolvimento da agroindústria cearense e brasileira. A Empresa disponibiliza ônibus para transporte dos alunos e as visitas devem ser agendadas.

Educação Profissional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por sua vez, programou a III Feira de Educação Profissional e Novas Tecnologias, aberta ao público. Durante a semana, no pátio interno da unidade do Centro, acontecem minicursos, palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições, entre 14h e 22h. No espaço, ainda, estandes de entidades parceiras como livraria Livro Técnico, Editora Peixes, Conselho Regional de Economia Doméstica, entre outros.

No primeiro dia do encontro, ainda, a assinatura de convênios na Fiec para repasse de recursos a 9 incubadoras de empresas da Unifor, Padetec Cefet e Centec, contempladas no edital Sebrae-Incubadoras (001/2004), no valor global de R$ 619, mil. Do global três ficam em para Fortaleza e outros seis no interior, beneficiando 55 incubadas. "Os recursos serão aplicados na capacitação das empresas entre outubro desde ano e outubro de 2005", diz Alice Mesquita, responsável pelo programa no Sebrae do Ceará.