Título: SUS credencia 159 novos leitos
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/10/2004, Norte/Nordeste, p. B-13
O Ministério da Saúde (MS) credenciou 159 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Ceará, e reclassificou outros 19. O Estado conta, agora, com 534 leitos de UTI, 381 do SUS, representando repasse mensal de R$ 659.288,64. A ampliação faz parte da Política Nacional de Terapia Intensiva do SUS e vem sendo trabalhada desde maio do ano passado, informa em nota distribuída à imprensa a Agência Saúde, ao destacar que Norte e Nordeste receberam atenção diferenciada do MS.
Técnicos do ministério visitaram essas regiões orientando os gestores nos procedimentos para elaboração do processo de pedido de credenciamento. O trabalho contribuiu para reduzir a diferença da assistência entre essas as demais regiões brasileiras em relação à oferta de leitos de UTI. OBrasil conta hoje com 20.709 leitos de UTI - 12.615 do SUS.
O MS reclassificou ainda mais 416 leitos de UTI em vários estados brasileiros, que passaram do tipo I para o II - exigindo do hospital o cumprimento de cerca de 50 requisitos, como ter médico plantonista para cada 10 pacientes, acesso a cirurgião geral e agência transfusional 24 horas, entre outros. As exigências visam garantir atendimento qualificado.