Título: Em setembro, reajuste será de 3,57% em média
Autor: Mariana Mazza e Ana Paula Machado
Fonte: Gazeta Mercantil, 18/08/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-20

A partir de 1º de setembro, o preço da assinatura básica na telefonia fixa estará 3,57% mais caro, em média. O índice foi divulgado ontem pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Pedro Jaime Ziller, e baseia-se no resultado da negociação feita com as concessionárias sobre o reajuste extra da telefonia. Em novembro, a assinatura terá novo aumento, desta vez de 3,43%.

O presidente do Grupo Telemar, Ronaldo Iabrudi, disse ontem em Belo Horizonte que o reajuste médio das tarifas telefônicas pela Telemar ficará abaixo do acertado com o Ministério das Comunicações, na última sexta-feira em Brasília. Segundo o executivo, a assinatura residencial, nos 16 estados onde a empresa atua, terá aumento médio de 7,13%, sendo repassado em duas parcelas, em setembro e novembro.

O acordo entre as concessionárias do Serviço Telefônico Fixo e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu um teto máximo de reajuste tarifário em torno de 8,7%. O percentual definido ficou abaixo dos 10,9% relativos à reposição integral à qual empresas teriam direito, segundo os contratos de concessão e decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que restabeleceu o índice previsto nos contratos de concessão (IGP-DI) anunciados pela Anatel em junho de 2003.

"O combinado com o ministro das Comunicações é que a Telemar se compromete a estabelecer um reajuste médio menor que o acordado com a Anatel, em torno de dois pontos percentuais. Então, os índices dependerão do percentual autorizado pela agência", explicou Iabrudi. O aumento incidirá sobre todos os serviços da cesta tarifária.