Título: Candidato uruguaio caça votos em Buenos Aires
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/10/2004, Internacional, p. A-7
O médico Tabaré Vazques, candidato da esquerda que lidera as pesquisas na corrida presidencial no Uruguai, reuniu milhares de simpatizantes para um comício na Argentina. Ele quer conquistar o voto de cerca de 300 mil uruguaios que vivem no país vizinho para as eleições de 31 de outubro.
Cerca de 3 mil pessoas participaram do comício de segunda-feira à noite, em Buenos Aires, e para ouvir o candidato da coalizão Frente Ampla, dos partidos esquerdistas uruguaios. Entre os uruguaios vivem ou trabalham na Argentina, espera-se que muitos voltem para casa a fim de comparecer às urnas nas eleições. "Chegou a hora de profundas mudanças", disse Vazques, à multidão.
Apesar de as pesquisas uruguaias de opinião estarem divididas a respeito de Vazques vencer ou não logo no primeiro turno, o candidato insistiu que detém mais de 50% dos votos necessários para a vitória. Um segundo turno será realizado no final de novembro, caso nenhum dos candidatos consiga maioria simples mais um voto.
A disputa situa-se praticamente entre Vazques, seu principal oponente, Jorge Larranaga do Partido Branco, e Guillermo Stirling do Partido Colorado do atual governo. Larranaga também fez campanha na Argentina, e compareceu a um famoso talk show pela televisão, na sexta-feira.
O Uruguai se recupera de uma crise econômica deflagrada em parte pelas recessões no Brasil e Argentina, seus maiores parceiros comerciais. Vazques afirmou que o Partido Colorado, do governo do atual presidente Jorge Battle nada produziu além de "miséria", durante seus cinco anos no poder.