Título: Aneel pré-qualifica 17 empresas
Autor: Raymundo de Oliveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/10/2004, Energia, p. A-5

Dezessete empresas foram pré-qualificadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Companhia Brasileira de Liquidação e Custória (CBLC) para participar do próximo leilão de linha de transmissão, marcado para o dia 18 de novembro na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). De acordo com a Aneel, onze empresas são nacionais, cinco são espanholas e uma é italiana. No próximo leilão, serão disputados dois lotes de linhas, sendo um com 937 quilômetros em tensão de 500 kV, entre Colinas (TO), Ribeiro Gonçalves (PI) e São João do Piauí (PI), e outro de 65 quilômetros em tensão de 345 kV entre os municípios de Irapé e Araçuaí, ambos no estado de Minas Gerais.

A previsão de investimento no trecho que vai reforçar a interligação Norte/Nordeste é de R$ 994,5 milhões e na linha de transmissão Irapé/Araçuaí a estimativa é de R$ 58 milhões. A linha entre Colinas e São João do Piauí vai passar por 38 municípios e terá uma subestação em Ribeiro Gonçalves. O outro trecho vai passar pelas cidades mineiras de Berilo, Virgem da Lapa e Araçuaí e representa maior suprimento de energia para o Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do País.

Segundo a Aneel, a maior linha será disputada individualmente pela italiana Terna, as espanholas Abengoa, Elecnor, Isolux Wat, Control y Montajes Industriales (Cymi) e Cobra Instalaciones y Servicios, as duas últimas em consórcio, e as brasileiras Schahin, sozinha, e pelo consórcio formado pela Cia. Técnica de Engenharia Elétrica, Queiroz Galvão, Mairengineering, Chesf , Eletronorte. As brasileiras LT Bandeirante Empreendimentos e Fuad Rassi também estão consorciadas na disputa. A outra linha de transmissão será disputada pelas mesmas empresas privadas nacionais e estrangeiras e pelas estatais Furnas e Cemig e pela Orteng.