Título: Prodi defende ação contra a alta dos preços
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/10/2004, Energia, p. A-6
O presidente da Comissão da União Européia, Romano Prodi, afirmou ontem que é necessária uma estratégia global para lidar com a alta do petróleo. "Precisamos de uma estratégia global para energia. É um problema estrutural", disse, ao ser questionado se estava preocupado com o petróleo acima dos US$ 50 por barril e acrescentou que não está preocupado com as flutuações dos preços da commodity no curto prazo.
Em Bruxelas, a UNICE, federação de empresários da União Européia, afirmou em comunicado que os preços do petróleo apresentam os maiores riscos para a economia da UE, embora a região deva apresentar um crescimento mais forte que o esperado.
A federação ressaltou que a taxa de câmbio do euro é uma preocupação menor do que há seis meses, mas destacou os riscos apresentados também pelo regime de câmbio fixo da China para o crescimento econômico da região.
A entidade prevê crescimento de 2,6 por cento para os 25 países membros da UE em 2004 e 2005 e vê a expansão combinada dos 15 membros mais antigos em 2,3 pro cento nos próximos dois anos.