Título: Tradings apóiam exportação da pequena empresa
Autor: Cristina Borges Guimarães
Fonte: Gazeta Mercantil, 22/10/2004, Primeira Página, p. A-1
Ânimo muda com Empresa Âncora. As trading companies podem dar uma significativa contribuição para o crescimento sustentado das exportações brasileiras, ampliando a participação das micros, pequenas e médias empresas no processo. Um importante instrumento para isso, diz Antonio Pargana, presidente da Cisa Trading, é a criação do programa BNDES Exim Pré-Embarque Empresa Âncora.
"Estou animado com essa iniciativa", diz Pargana. Por não terem organização nem estrutura especializada, os pequenos produtores precisam da intermediação de empresas maiores. As tradings, a seu ver, são naturalmente empresas-âncoras, capazes de criar canais de comercialização e distribuição no exterior.
Ele observa que, com o fim dos financiamentos à produção a taxas competitivas, as tradings quase desapareceram no Brasil. Ressurgiram nos anos 90, mas voltadas para a importação. Agora, com a nova linha de crédito do BNDES podem dar um bom suporte à exportação. Neste mês, a Total Trading realizou a segunda operação aprovada do programa da Empresa Âncora.