Título: Mediação pode resolver conflito milionário
Autor: Luiz Orlando Carneiro
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/10/2004, Legislação, p. A-7

Uma disputa judicial de quase 15 anos entre as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) e o sindicato estadual dos trabalhadores nas indústrias urbanas, envolvendo a execução a favor dos empregados de uma indenização global que já chega a cerca de R$ 600 milhões, pode ser resolvida em mediação proposta pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ronaldo Leal. Representantes da empresa e dos trabalhadores aceitaram a proposta feita pelo vice-presidente e a sessão para a tentativa de um acordo entre as partes será realizada na próxima terça-feira.

Depois de uma série de recursos ajuizados ao longo dos anos pela empresa e pelo sindicato, o vice-presidente do TST teve sucesso ao encorajar as partes na busca de um consenso que permita o pagamento das indenizações, correspondentes às perdas salariais provocadas pelo Plano Bresser (1987). De acordo com os advogados da empresa, o montante das indenizações calculado na primeira instância tornaria inviável as atividades da empresa.

A sentença condenatória da Celpa transitou em julgado em 1996, e os embargos da empresa já haviam sido rejeitados por três dos 11 integrantes da Subseção de Dissídios Individuais-1 do TST, quando o ministro Ronaldo Leal pediu vista do recurso, a fim de tentar uma conciliação entre as partes.