Título: Brasil exporta tecnologia...
Autor: Vicente Vilardaga
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/10/2004, Primeira Página, p. A-1

Além da terceirização e das exportações, também contribuiu para o bom desempenho da Diebold no Brasil neste ano a conquista do contrato de fornecimento de 75 mil urnas eletrônicas para o Tribunal Superior Eleitoral. É um contrato que, sozinho, garantiu R$ 125 milhões, pouco mais de 10% do faturamento da empresa em 2004. Segundo Abud, a Diebold detém cerca de 60% do mercado brasileiro de auto-atendimento bancária e automação de agências e 50% do mercado de automação eleitoral. Das 426 mil urnas eletrônicas em operação no País, 380 mil foram fornecidas pela empresa e o restante saiu das fábricas da concorrente Unisys.

Em automação eleitoral, a subsidiária brasileira também transfere conhecimento e tecnologia para o exterior. A Diebold é a principal fornecedora de urnas eletrônicas nos Estados Unidos. Os portugueses, que pretendem automatizar suas eleições, também podem comprar a tecnologia brasileira.

O Brasil conta, hoje, com cerca de 120 mil caixas eletrônicos, o equivalente a um caixa para cada dois mil habitantes. No Estados Unidos, onde a Diebold detém 65% do mercado de auto-atendimento, a relação é de um ATM para cada 1,7 mil habitantes. No caso brasileiro, porém, há um grande potencial de vendas por conta da renovação da base. Cerca de 60% dos ATM já têm mais de cinco anos de vida útil.