Título: Jackson Lago, 76, ex-governador do Maranhão
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 05/04/2011, Política, p. 7

O ex-governador do Maranhão Jackson Lago morreu no fim da tarde de ontem após complicações respiratórias decorrentes de um câncer na próstata, doença contra a qual lutava há mais de seis anos. Lago, que tinha 76 anos, estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, desde 30 de março. Ele foi submetido a diversas sessões de quimioterapia, mas não resistiu.

O pedetista destacou-se como oposição à família Sarney no Maranhão. Além de conquistar por três vezes a prefeitura da capital, Lago conseguiu a proeza de vencer nas urnas, em 2006, Roseana Sarney (PMDB-MA) na disputa pelo Palácio dos Leões. A vitória foi aclamada como histórica, pois representou uma ruptura de 40 anos do comando do estado.

O governo de Lago, no entanto, durou pouco. Ele ficou na cadeira de 2007 a 2009, quando foi cassado pela Justiça Eleitoral, acusado de abuso do poder político durante as eleições de 2006. Com isso, Roseana reassumiu o comando do Maranhão. Nas eleições de 2010, Lago e Roseana voltaram a se enfrentar nas urnas, mas a peemedebista venceu no primeiro turno. O pedetista teve o registro questionado pela Justiça Eleitoral, por se enquadrar nos critérios da Lei da Ficha Limpa, que barra candidatos com histórico de condenação por atos de improbidade pública.

Apesar do histórico de disputas pelo poder no Maranhão, o presidente do Senado foi um dos primeiros a divulgar nota em homenagem a Lago, assim que a notícia do falecimento do pedetista foi divulgada. ¿A morte é um fenômeno transcendental que encerra todas as vicissitudes da vida. É com grande comoção que lamento o falecimento do governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século. É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas ideias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Eu e Marly nos associamos à dor de sua esposa e de sua família.¿

Luto A governadora do Maranhão também prestou homenagem. Roseana decretou luto oficial de três dias em deferência à morte de Lago. ¿Fomos adversários nas últimas eleições, mas nunca inimigos e por ele sempre tive um profundo respeito. O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político que nos deixará um vazio¿, traz a nota da governadora.

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Maranhão ofereceram a sede do Legislativo para a realização do velório do ex-governador. A família de Lago, no entanto, vai optar por fazer as últimas homenagens na sede do PDT, no centro de São Luís, para obedecer a um desejo do ex-governador. O ex-deputado Flávio Dino (PCdoB), que disputou as eleições de 2010 contra Lago e Roseana, também lamentou a morte. ¿Minha solidariedade à família e aos companheiros do PDT em face do falecimento do governador Jackson Lago. Ele pertence à historia do trabalhismo e do Maranhão, por sua luta democrática e nacionalista¿, escreveu em seu twitter.