Título: Chamma da Amazônia em Portugal
Autor: Raimundo José Pinto
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/10/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13

Indústria que nasceu em uma incubadora de empresas de base tecnológica, abre duas lojas na região do Porto. A Chamma da Amazônia, uma indústria de cosméticos naturais que tem sua origem no sonho de Oscar Chamma de transformar matérias primas da região amazônica em perfumes e cosméticos, com sede em Belém e 31 pontos de venda espalhados pelo Brasil, está nas providências finais para uma nova etapa em seu processo de expansão: até o final do ano deverão estas funcionando suas duas primeiras lojas no exterior.

Elas estão sendo instaladas na região do Porto, em Portugal, graças ao primeiro contrato de master franchise com o mercado europeu. O contrato foi firmado com o empresário José Pereira, que atua no ramo de mármore. Ele adquiriu o direito de explorar o negócio em todo território português. E já tem planos para implantar outras duas lojas no país no próximo ano.

Além de Portugal, a Chamma está em contato com outros países onde a empresa poderá atuar. Este mês, por exemplo, estão sendo entregues dois mil itens de produtos a um mega-varejista do Dubai, nos Emirados Árabes. A empresa também estuda mudanças para adaptar sua produção às exigências do consumidor da Alemanha.

Fátima Chamma, que assumiu o comando da empresa depois que a primeira loja montada por seu pai pegou fogo no início dos anos de 1980, também está fazendo prospecções nos Estados Unidos, onde esteve participando de eventos promocionais em junho deste ano. Segundo ela, a participação nesses eventos é muito importante para ter uma visão do potencial de mercado que existe, as diferenças de cada mercado, as necessidades de adequar os seus produtos à legislação internacional. No caso de Portugal, os produtos da Chamma da Amazônia tiveram que passar por teste de sete meses junto ao consumidor local.

Sucesso nacional

No Brasil, o sucesso dos produtos Chamma é cada vez maior, tanto que no próximo mês a empresa vai abrir mais uma franquia, desta vez no Mato Grosso do Sul. a abertura da nova loja se dá no momento do ano em que a empresa tem maior volume de vendas. Isso porque, além do Natal que se aproxima, outro grande resultado de vendas de seus produtos ocorre no início de outubro, quando Belém é invadida pelos turistas e romeiros que chegam para a grande procissão do Círio de Nazaré. "Quando essas pessoas voltam para suas cidades, elas querem levar uma lembrança regional. E cada vez mais os nossos produtos são uma boa opção", diz Fátima.

Depois de ter deixado o Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal, onde havia entrado em 1996 com o nome Fluídos da Amazônia, a Chamma iniciou em 1999 seu programa de abertura de franquias. Hoje sua produção está em torno de 30 mil peças mensais, entre produtos de perfumaria, higiene corporal, aromatizadores, maquiagem, embalagens e acessórios.

Junto com a conquista de novos mercados, a Chamma atrai a atenção dos consumidores para seus novos produtos, como o perfume feito a partir da essência da piprioca, uma raiz aromática encontrada em grande quantidade na região amazônica, ainda sem similar sintético. Lançado no início do ano, o produto agora é um dos carros-chefe do seu portfolio. Fátima Chamma faz questão de destacar as parcerias que dão sustentação a seu empreendimento, como o Sebrae, a Brasmazon, que extrai óleos vegetais, e a Ervativa, que atuou no processo de aproveitamento da piprioca.

Comunidades ribeirinhas

O que Fátima mais destaca é o trabalho com as comunidades ribeirinhas, como os mestres catadores de lenhos, sementes, ervas e raízes. E o trabalho da Chamma tem tido reconhecimento. Nesta terça-feira, Fátima estará em Brasília para receber a Medalha do Conhecimento, um prêmio criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), junto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae. É um reconhecimento aos empresários que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e industrial do País. A Chamma da Amazônia foi indicada para o Prêmio pelo Banco da Amazônia, conforme faculta o seu regulamento. A empresa será a única premiada da região Norte.

kicker: Volume de vendas aumenta com a realização do Círio de Nazaré