Título: VSB30 bateu recorde de microgravidade
Autor: Virgínia Silveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/10/2004, Telecomunicações & Informática, p. A-14

O sucesso do lançamento do foguete de sondagem VSB30, no último sábado, em Alcântara (MA), teve dois desdobramentos importantes, segundo o coordenador da operação e diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), coronel José Carlos Argolo. "O principal deles foi a retomada da confiança das pessoas envolvidas com o projeto, que por muito tempo ficaram emocionalmente abaladas por causa do acidente ocorrido em 2003. Serviu também para demonstrar que o IAE não perdeu sua capacidade de realizar projetos de alta tecnologia".

Nesse lançamento,o VSB30 conseguiu atingir um tempo recorde de microgravidade, de aproximadamente oito minutos.

Os cerca de 77 técnicos e pesquisadores que participaram da operação, batizada de Cajuana, foram recebidos com festa ontem à tarde, ao desembarcar no aeroporto do Centro Técnico Aereospacial (CTA), em São José dos Campos. A parte mais difícil da operação, na opinião do pesquisador Ariovaldo Felix Palmério, foi a agonia da espera do momento certo do lançamento.

"Os ventos fortes adiaram o lançamento várias vezes. Estávamos prontos desde o dia 14, mas com a situação meteorológica desfavorável, não queríamos arriscar". O vento forte é considerado um fator de risco ao lançamento porque eventualmente pode mudar a trajetória do veículo e colocar a perder toda a operação. Depois de 17 dias em Alcântara, Palmério disse que se sentiu aliviado com o resultado do lançamento. "A expectativa em torno desse lançamento era grande. Feliz-mente deu tudo certo. Um fracasso não seria bom para o programa".

Além do CTA, também participaram do lançamento 15 especialistas da agência espacial alemã (DLR), responsável por uma parte do desenvolvimento do foguete e também os militares e servidores da base de Alcântara. O objetivo do lançamento foi qualificar o veículo que será empregado pelo DLR no programa de Microgravidade Europeu.

O vôo do VSB-30, segundo o diretor, cumpriu todos os requisitos do projeto, atingindo o apogeu a uma altitude de 236 km. O veículo tem capacidade para transportar 400 quilos de experimentos científicos e de permanecer por cerca de seis minutos em microgravidade.