Título: Negociação na Noruega ajuda o mercado
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/10/2004, Energia, p. A-6
As empresas de gás e petróleo da Noruega retiraram, ontem, a ameaça de parar a produção dos produtos no país por meio de um locaute em meio à greve de petroleiros depois que o governo disse que iria exigir um final para o conflito.
"Dissemos ao ministro que estávamos retirando a ameaça de locaute", disse Marianne Lie, chefe da Associação de Proprietários de Navios-Tanque, a repórteres durante conversas com o ministro do Trabalho e das Relações Sociais, Dagfinn Hoybraaten.
Terje Nustad, chefe da OFS, associação que representa os grevistas disse que os trabalhadores esperariam uma órdem formal do parlamento, provavelmente na semana que vem, antes de encerrar a greve de quatro meses depois que Hoybraaten disse que iria intervir.
"Não vamos encerrar a greve até que tenhamos que encerrar", disse Nustad. Ele disse que o sindicato atenderá a exigência de voltar ao trabalho se o parlamento aprovar o plano do governo.
A Noruega orientou as transações, segundo Marshal Steeves, analista da Refco LLC. "Primeiro, durante a noite, e depois quando o petróleo recuou à tarde quando o Ministério de Trabalho interveio", disse Steeves.