Título: Venezuela deve produzir mais em novembro
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/10/2004, Energia, p. A-6
A Venezuela vai ampliar sua produção de petróleo no campo de Tomoporo em cerca de 16 mil barris por dia até o final de novembro, quando a estatal Petroleos de Venezuela (PDVSA) estima terminar a perfuração de dois poços. A informação foi dada no domingo pelo gerente da divisão oeste da companhia, Javier Alvarado.
"Nós temos dois poços que estamos tentando terminar de perfurar (em Tomoporo), um até o final deste mês e outro em novembro. Estimamos uma produção de oito barris diários para cada um", disse Alvarado durante o programa de rádio do presidente Hugo Chavez.
O campo de Tomoporo produz atualmente cerca de 100 mil barris por dia, e o plano estratégico da estatal venezuelana projeta uma produção de 152 mil barris diários na região até o final de 2005.
Além dos dois poços em Tomoporo, Alvarado afirmou que a PDVSA também está concluindo a perfuração de um outro poço, no campo de La Franquera, ao lado do campo de Tomoporo. Juntos, os dois campos são a principal área de exploração da PDVSA para os próximos cinco anos.
A companhia também planeja perfurar poços de exploração de petróleo nos campos de El Tejero e Cotoperi, no leste da Venezuela.