Título: Lula entra na campanha de Ana Julia
Autor: Raimundo José Pinto
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/10/2004, Política, p. A-9

Depois de utilizar boa parte do tempo da propaganda eleitoral no primeiro turno para bater no seu principal adversário na disputa pela prefeitura de Belém, Duciomar Costa (PTB), com uma série de acusações sobre uso de diploma falso de médico e tráfico de influência em obras irregulares, a candidata pelo PT Ana Júlia Carepa e sua coordenação de campanha decidiram mudar de tática para o na reta final do 2turno. A propaganda petista está concentrada agora em mostrar as obras realizadas nos oito anos de administração do partido na capital paraense e desde o final de semana reservou boa parte de seu espaço no rádio e na TV para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pede voto para Ana Júlia. Na gravação, Lula afirma que conhece a senadora há muitos anos e pede votos para ela na eleição do dia 31 de outubro. O apelo do presidente é reforçado com imagens de obras do programa de governo da candidata.

A cúpula de campanha da candidata observou que a tática de atacar seu adversário não surtiu efeito e agora pretende inovar. Para isso, a senadora trouxe correligionários que trabalharam na campanha vitoriosa do PT no Recife, onde o prefeito João Paulo foi eleito no primeiro turno.

A expectativa é dar uma reviravolta nas pesquisas, que está a favor do candidato do PTB, que não apenas venceu a eleição no primeiro turno, com 14 pontos de vantagem, como lidera a primeira pesquisa do Instituto Ibope, divulgada na semana passada. A enquete mostrou que o senador ampliou vantagem adquirida no primeiro turno para 16 pontos percentuais.