Título: Notícia comoveu Gonzaga
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 24/07/2005, Internacional, p. A13

Em Gonzaga, cidade natal de Jean Charles de Menezes, o dia de ontem foi de indignação. Com apenas 5 mil habitantes, o município rural é onde mora boa parte dos parentes do brasileiro. Seus pais, lavradores em uma fazenda a 30 minutos do centro da cidade, só souberam da notícia graças ao prefeito da cidade. Depois de receber uma ligação de Alex Alves Pereira, primo que morava com Jean Charles em Londres, o prefeito foi dar a notícia pessoalmente para os pais do eletricista, que não têm telefone. Segundo parentes, o mineiro não tinha traços asiáticos e nenhuma razão para fugir da polícia, já que morava no país legalmente:

- Meu primo foi atingido na nuca. Não tem qualquer explicação matar alguém por trás assim. Jean nunca correu de ninguém - disse Alex.

A última visita do mineiro à cidade foi em abril, para passar férias. Daqui a seis meses, ele pretendia voltar ao país definitivamente.

- Esse neto era do meu coração. Eu tive grande sentimento de ter acontecido o que aconteceu - lamentou Zilda Nascimento, avó de Jean Charles.

O eletricista trabalhava para uma empreiteira em Londres e morava na cidade com Alex e outra prima. Segundo o motorista Cleber Rabelo de Menezes, seu primo, ele tinha visto de trabalho e ''nunca se envolveu com coisa errada''.

- Jean era uma pessoa do bem e estava lá tranqüilo, vivendo a vida dele - afirmou Cleber.

Segundo ele, a família pediu à embaixada brasileira que o corpo de Jean fosse velado em Gonzaga.