Título: Jornais britânicos fazem perfil de Jean
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 25/07/2005, Internacional, p. A8

Os principais jornais britânicos deram destaque para a identificação do brasileiro Jean Charles de Menezes como o homem morto no metrô de Londres e a admissão de erro pela Scotland Yard. O The Indepentent considerou a revelação da inocência de Jean Charles de uma ''horrorosa admissão'' e publicou que o brasileiro tinha a expressão de um ''coelho acuado'' ao ser perseguido.

Já o Guardian faz um relato das últimas horas de vida do brasileiro, sob o título ''Uma ordinária jornada para a morte'', destacando os depoimentos de amigos do eletricista. Em outro artigo, questiona as técnicas de investigação da Scotland Yard. De acordo com o texto, os policiais puseram o prédio onde Jean Charles morava sob suspeita baseados em papéis encontrados na mochila de um dos terroristas envolvidos nos últimos atentados. ''Mas o edifício onde Menezes morava abrigava vários apartamentos. Então a que ponto o serviço de inteligência é confiável?'', questiona o jornal.

O jornal Sun também dedica duas reportagens ao assunto. Uma delas é intitulada ''Homem inocente é morto''. No editorial ''Tempos mortais, ações mortais'', o Sun diz que as ruas de Londres se transformaram em ''uma zona de guerra onde estamos combatendo um inimigo cruel'' e faz uma defesa explícita das estratégias da polícia britânica. De acordo com o texto, o brasileiro ignorou as ordens da polícia para que parasse. E nega que exista uma política de ''atirar para matar''.

O mais tradicional jornal britânico, o The Times publicou um perfil de Jean Charles, com o título ''O filho trabalhador em busca de uma vida melhor''. A reportagem mostra a origem humilde do mineiro e seu sonho de ter uma vida melhor no exterior.