Título: Kofi Annan vai ao Rio no Carnaval 2005
Autor: Romoaldo de Souza
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/10/2004, Nacional, p. A6

O carnaval do Rio de Janeiro contará no desfile do ano que vem com a presença do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pretexto de comemorar os 21 meses de criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), elogiou as parcerias para combater à fome e o enredo da Portela que em 2005 vai para a avenida cantando as "Oito metas para recriar a criação".

Com isso, a escola de samba presta homenagem às oito Metas do Milênio, pacto firmado em 1990 por presidentes da maioria dos países do mundo.

O chanceler Celso Amorim terá a incumbência, de acordo com Lula, de providenciar 190 bandeiras de todos os países do mundo. A Portela vai prestar uma homenagem à "obra de homens solidários", como o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho; o educador Paulo Freire, a Irmã Dulce e o líder dos seringueiros, Chico Mendes, por terem lançado a semente da nova consciência universal, conforme definiu Lula.

São oito as Metas do Milênio estabelecidas pela ONU:

1 ¿ Reduzir pela metade, até 2015, a proporção de pessoas que morrem de fome;

2 ¿ Garantir que, até o ano de 2015, todas as crianças completem o ensino básico;

3 ¿ Eliminar disparidades de gênero no ensino básico e médio até 2005 e em todos os níveis de educação no mais tardar até 2015.

4 ¿ Reduzir em dois terços, até 2015, a taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos. 5 ¿ Reduzir em três quartos, até 2015, a mortalidade materna.

6 ¿ Combater HIV/aids, malária, e outras doenças ¿ Até 2015, ter detido e começado a inverter a propagação do HIV/aids e ter detido e começado a inverter a incidência da malária e de outras doenças importantes.

7 ¿ Garantir a sustentabilidade ambiental ¿ Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais, reduzindo a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura.

8 ¿ Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento ¿ Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório.