Título: Colorado: Mantido plebiscito
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/10/2004, Internacional, p. A11

Um juiz federal americano deixou a cargo dos eleitores do Colorado a definição de como serão distribuídos os votos eleitorais do estado. Nos Estados Unidos (EUA), o voto popular elege um grupo de "eleitores", que são indicados pelos partidos e formam o Colégio Eleitoral. É esse colégio que elege o presidente e o vice-presidente. Cada estado tem direito a um determinado votos nesse colégio. O juiz argumentou que os estados são livres para decidir o destino dos votos, e que não cabe à Justiça Federal interferir no processo.

Com isso, o juiz Lewis Babcock rejeitou uma ação que pretendia impedir o plebiscito sobre mudanças no sistema que o Colorado adota para distribuir seus votos no colégio. O plebiscito pretende acabar com o sistema pelo qual os representantes de um estado serão todos do mesmo partido do candidato mais votado à presidência. Ao invés disso, esses votos seriam distribuídos conforme a proporção de votos populares para cada candidato.

A mudança, se aprovada, terá validade já na eleição de 2 de novembro, complicando a corrida entre o presidente George W. Bush e democrata John Kerry. Nos EUA, 48 Estados usam o sistema chamado de "vencedor-leva-tudo". Apenas os estados do Maine e Nebraska separam os votos proporcionalmente. Um candidato precisa de 270 votos eleitorais para ser presidente, de um total de 538.