Título: José Genoino reforça a campanha de Pimentel
Autor: Ana Paula Machado
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/08/2004, Política, p. A-7
A campanha do candidato à reeleição à prefeitura de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), recebeu um novo reforço na última sexta-feira. O presidente nacional do partido, José Genoino, esteve na cidade e para pedir votos em nome do petista. Segundo Genoino, a capital mineira é uma das prioridades da legenda. O dirigente petista participou também de caminhadas nas cidades de Contagem e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. "Vou gravar programas e participar de comícios junto com Pimentel. E as lideranças do PT farão tudo o que o Pimentel solicitar", disse Genoino. Após 12 anos da frente da prefeitura de Belo Horizonte, o PT vê sua hegemonia ameaçada pelo candidato socialista João Leite (PSB). A última pesquisa do Ibope, divulgada na última semana, apontou uma queda de uma queda de dois pontos percentuais para o candidato á reeleição, Fernando Pimentel. No primeiro levantamento do Ibope, em julho, o petista detinha 33% das intenções de voto.
Para reverter o quadro e ganhar a confiança dos mais de 1,6 milhão de eleitores de Belo Horizonte, o PT irá realizar uma campanha "limpa", sem agressões a candidatos adversários. Entretanto, Genoino avisou que o partido não tolerará ataques gratuitos. "O partido usará seu tempo para falar bem dos governos do PT. O Pimentel é muito preparado para governar a cidade e ele já demonstrou isso", disse. "Agora, o PT não vai ficar calado diante de ataques pessoais, caluniosos e difamatórios". O presidente nacional da legenda afirmou, ainda, que na reta final na campanha terá uma participação mais efetiva em Belo Horizonte. "Os líderes nacionais estarão aqui e certamente, voltarão ao final da campanha".
Pimentel comemorou o reforço em sua campanha e disse que já está acertado a vinda dos senadores paulistas Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy. "A eleição é uma forma de consciência de voto e lideranças como José Genoino, contribuem para isso. Entretanto, reitero que presenças nacionais são importantes, mas quem decidirá é a população de Belo Horizonte", afirmou o líder petista.
Vários ministros já participaram da campanha do candidato petista em Belo Horizonte. Os titulares das pastas do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, da Integração Nacional, Ciro Gomes (PPS), das Cidades, Olívio Dutra e o secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, já gravaram depoimentos em favor do candidato petista. Os ministros José Dirceu (Casa Civil), Antônio Palocci (Fazenda) e Dilma Rousseff (Minas e Energia) também já declararam apoio Pimentel e devem gravar inserções em breve.
Segundo candidato à reeleição, com o início dos programas eleitorais, sua campanha dará um grande salto. "Nós imprimimos aos trabalhos um ritmo crescente para chegarmos em 3 de outubro com todo gás", disse o candidato. Nos primeiros programas de TV, além de ter sido ressalto as obras estruturais inauguradas pelo prefeito, houve um trabalho para apresentar Pimentel à população. Há uma pesquisa no partido evidenciando que cerca de 50% dos eleitores da capital mineira desconhecem o prefeito petista.