Título: México disputa fábrica da Bombardier com o Brasil
Autor: Gilbert Le Gras
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/10/2004, Transporte & Logiísticas, p. A15
O presidente do México, Vicente Fox, disse ontem, em Ottawa, que tentou convencer o presidente da canadense Bombardier a construir uma fábrica de aviões em seu país, em vez de faze-lo no Brasil, dentro do projeto de desenvolvimento de uma nova série de jatos comerciais que tem investimento estimado em US$ 2 bilhões.
"Ele (o presidente da Bombardier, Paul Tellier) mencionou que faria sua escolha entre Brasil e México", disse Fox a repórteres ontem, após uma visita de três dias ao Canadá.
"O investimento da Bombardier seria em uma fábrica, que poderia gerar ainda algumas unidades de produção de fornecedores", disse Fox, sem informar se o México poderia oferecer algum incentivo para garantir o investimento da fabricante canadense.
A Bombardier é a principal concorrente da Embraer no mercado de aviação regional e ambas travam disputas sobre subsídios de seus respectivos governos locais para a venda de aeronaves. O governo canadense disse em 15 de outubro que trabalharia com a Bombardier, na concessão busca de empréstimo de US$ 700 milhões para desenvolver os aviões.
A nova família de jatos da Bombardier, a C-Series, desenvolverá aviões com capacidade entre 110 e 135 passageiros. A empresa canadense quer repartir o programa de 2 bilhões de dólares em três partes. Um terço do investimento caberia à própria Bombardier, outra fatia ao governo do Canadá e outra a fornecedores. "Estamos competindo agora com o Brasil, um país com investimentos no setor aeroespacial, mas espero atrair este empreendimento para o México", disse Fox.
Executivos da Bombardier têm dito que o novo avião seria construído em Montreal, na Irlanda do Norte ou nos Estados Unidos, e que muitas cidades estavam na disputa do investimento, devido à criação de postos de trabalho de alto valor agregado.
kicker: O presidente Vicente Fox fez a revelação ao sair de um encontro com Paul Tellier, da Bombardier