Título: Jogos elevam receita das emissoras
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/08/2004, Internacional, p. A-9

Com as últimas cotas de patrocínio fechadas praticamente em cima da linha de chegada, os seis canais de TV brasileiros que estão cobrindo as Olimpíadas de Atenas (Globo e Bandeirantes, entre os canais abertos; Sportv, BandSports, ESPN Brasil e Globonews, na TV paga) podem comemorar a subida ao pódio do desempenho publicitário. O cálculo do setor é que, com as Olimpíadas, as TVs arrecadaram, de acordo com suas tabelas oficiais, algo em torno de R$ 270 milhões com as cotas master de patrocínio, as cotas de participação, de menor valor, as vendas avulsas e os patrocínios de segmentos como o "top de cinco segundos" ou o "quadro de medalhas".

Só os quatro canais da TV paga, segundo suas tabelas oficiais, obtiveram, com os seus patrocínios master, cerca de R$ 118 milhões. Um número alto - mesmo com os descontos, alguns deles tão "master" quanto os patrocínios, podendo chegar a até 50% -, considerando-se que todo o faturamento publicitário do segmento no ano passado somou, segundo a Associação Brasileira de TV Paga (ABTA) um total de R$ 188,3 milhões. Sem dúvida, as Olimpíadas terão um papel destacado na expectativa do setor de crescer 10% em publicidade este ano. Em média, as verbas de publicidade representam 5% do faturamento global das TVs pagas.

"As Olimpíadas alavancam tanto o faturamento publicitário quanto a audiência" garante Fred Miller, diretor comercial da Globosat, para quem a repercussão da cobertura tem sido muito boa nos dois casos. Para Paulo Leal, superintendente comercial da ESPN Brasil, o bom faturamento publicitário com as Olimpíadas exigiu muito esforço. "Fechamos nossas cotas três dias antes do evento, praticamente aos 45 minutos do segundo tempo", diz. "E também estamos investindo praticamente tudo o que ganhamos na própria cobertura", garante. "Estamos com uma equipe de 105 pessoas em Atenas, 41 jornalistas e 64 comentaristas, fora a equipe de apoio que ficou no Brasil. Afinal produzimos material para uma cobertura 24 horas em dois canais".

Durante as Olimpíadas, além do ESPN Brasil está no ar o ESPN Brasil 2. Os canais podem ser acessados através da TVA, Directv e Neotv. "Eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas sempre levam a um crescimento muito significativo da receita publicitária", garante Pedro Garcia, diretor de negócios do Sportv. "E tínhamos tanta certeza disto, baseando-nos em coberturas anteriores, que mesmo antes de fechar as cotas de patrocínio montamos uma estrutura com quatro canais para cobrir o evento", diz. Além Sportv e Sportv2, estão no ar também durante as Olimpíadas o Sportv+ e o Sportv Brasil. Os canais do Sportv estão disponíveis para todo o Brasil via cabo pela Net e via satélite pela Sky.

Fechadas todas as cotas, 19 empresas estão se responsabilizando pelo patrocínio master da cobertura das Olimpíadas pela TV - algumas em mais de um canal -, fora as inúmeras outras com cotas de participação ou de patrocínio de segmentos, como "Quadro de Medalhas". Assim, as cinco cotas master da TV Globo, ao custo de R$ 18 milhões cada, foram adquiridas por Bradesco, Ford, Kaiser, Nestlé e Visa. Além disso, há o patrocínio ao "top de 5 segundos", no valor de R$ 5,5 milhões, pela Olympikus.

As cotas da TV Bandeirantes, que não revela o seu valor, foram adquiridas pela Petrobras, Coca-Cola, Casas Bahia, Nestlé e Banco do Brasil. O "top de 5 segundos" é patrocinado pela Unilever (produto Omo) e há ainda uma cota de participação do Laboratórios Wyeth (Vitamina Centrum). O Sportv tem como patrocinadores master a Citroën, Vivo, Banco do Brasil, Visa e Pão de Açúcar. O valor oficial da cota é de R$ 9 milhões. Há também cotas especiais para Coca-Cola (quadro de medalhas), McDonald¿s (top de 5 segundos) e cotas menores da Telefônica, Telemar, Nestlé e Golden Cross.

As cotas master da Globonews, no valor de R$ 1,58 milhão, foram adquiridas pela Ford, Telemar e Semp Toshiba. A BandSports vendeu suas cotas à Petrobras, Laboratórios Wyeth, Volkswagen, Nestlé, Schincariol, Banco do Brasil e Correios, por R$ 7 milhões cada. A ESPN Brasil tem cotas masters da Telemar, Petrobras, Continental Pneus, Correios e Kia Motos, no valor de R$ 4,1 milhões cada, além de cotas de participação da Microsoft, HP, Casas Bahia, Speed (Telefônica), Lacta (Kraft) e Novartis.

Delegação recorde

A delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Atenas tem um total de 247 atletas, um recorde de participação do Brasil na história dos Jogos Olímpicos. São 42 atletas a mais do que nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000, na Austrália, e 22 a mais que em Atlanta 1996, nos EUA, recorde brasileiro anterior. Ao todo são 125 homens e 122 mulheres. Contando os oficiais (técnicos, auxiliares, preparadores, médicos e pessoal administrativo) a delegação tem um total de 408 integrantes.

Em Atenas, o Brasil participa dos Jogos pela 19 vez. A primeira participação foi em 1920. A convite do Comitê Olímpico Internacional, o País levou sua primeira delegação a Antuérpia, na Bélgica, e de lá voltou com suas três primeiras medalhas - uma de cada metal e todas conquistadas pela equipe de tiro (a de ouro, por Guilherme Paraense). A melhor participação ocorreu em 1996, quando o País conquistou três medalhas de ouro (duas no iatismo e uma no vôlei de praia), três de prata e nove de bronze.

Seguindo uma tradição iniciada nos Jogos de Atlanta e mantida nos Jogos de Sidney, o Comitê Olímpico Brasileiro montou também em Atenas a Casa Brasil, com o objetivo de divulgar o Brasil na comunidade internacional e de promover os Jogos Pan-americanos Rio 2007. A Casa Brasil funcionará até 29 de agosto. O local serve também de escritório do COB, e conta com um Cyber Café onde o visitante pode acessar a Internet gratuitamente e saborear produtos brasileiros. Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, a Casa Brasil também tem o objetivo de proporcionar visibilidade para os patrocinadores do COB e do COI. A casa é custeada pela Nestlé e pelos patrocinadores do COB: Olympikus, Coca-Cola, Golden Cross, Telemar e Odontoprev. A Prefeitura do Rio participa com os custos da montagem do estande alusivo aos Jogos Pan-americanos de 2007.