Título: Cunha Machado receberá vôos internacionais.
Autor: Franci Monteles
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/10/2004, Gazeta do Brasil, p. B13

Setor turístico espera que o aeroporto de São Luís comece a operar na nova classificação no início de novembro. O processo de internacionalização do aeroporto de São Luís, Marechal Cunha Machado, entra na reta final. A portaria nº 1014/09/04, que eleva o Cunha Machado à categoria de internacional foi expedida pelo Comando da Aeronáutica no último dia 29 e entra em vigor no próximo sábado, dia 30. A expectativa é que o aeroporto passe a operar nesta nova classificação a partir da primeira semana de novembro.

A Infraero aguarda apenas, no momento, o ato declaratório, documento a ser expedido pela Receita Federal, para o alfandegamento do aeroporto, inspecionado esta semana por técnicos do órgão, de acordo com o superintendente do aeroporto, Paulo Roberto Pereira da Costa. A avaliação da Receita Federal é rigorosa para que sejam tomados todos os cuidados para evitar contrabando.

Os primeiros vôos internacionais previstos para São Luís são do tipo charter, provenientes da Europa conforme já mencionado ao governo por operadoras de turismo).

A internacionalização do aeroporto de São Luís é uma solicitação antiga de operadores de viagens para planejar vôos charter e vender pacotes turísticos com destino ao Maranhão, em especial, aos Lençóis Maranhenses, um dos principais atrativos.

"A tendência é que se comece com vôos charter de empresas de Portugal, Itália, Alemanha Espanha e outras até que se solidifique a demanda para a criação de vôos internacionais regulares. Foi assim que aconteceu em Fortaleza e a tendência do Maranhão é esta", observa Paulo Roberto, ressaltando que os vôos previstos fazem parte do programa de turismo do governo estadual.

O superintendente do aeroporto destaca que havia uma queixava por parte das operadoras de turismo, que não podiam trazer vôos internacionais direto para São Luís. Os aeroportos internacionais mais próximos da capital maranhense são o de Fortaleza e o de Belém, ambos com 50 minutos de vôo, partindo de São Luís, o que eleva o custo da viagem.

Investimentos

Iniciado em março, o processo de internacionalização do aeroporto de São Luís consumiu investimentos no valor de R$ 450 mil. Os recursos foram gastos na adequação das estruturas, instalações, móveis e equipamentos necessários para atender aos requisitos exigidos pelo Departamento de Aviação Civil (DAC). À Receita Federal e Polícia Federal coube disponibilizar o efetivo para atuar dentro do aeroporto em sistema de plantão de 24 horas - um dos pré-requisitos.

No aeroporto de São Luís, no momento, são feitos 20 vôos regulares domésticos por dia, a cargo das companhias aéreas Vasp, TAM, Varig, Gol, BRA e, mais recente a Puma Air, com vôos regionais.

O movimento de passageiros no Cunha Machado registrou, até setembro, um aumento de 34% em relação a igual período de 2003 ¿ uma das cinco maiores taxas de crescimento em aeroportos brasileiros, segundo o superintendente, que atribui os resultados à divulgação do turismo no Maranhão. São Paulo e o Distrito Federal figuram entre os principais emissores de turistas ao Estado.

500 mil pessoasDe acordo com a Infraero, a previsão é chegar ao final do ano com um movimento de 500 mil passageiros - um recorde na história do aeroporto. "Estamos caminhando para este número", diz entusiasmado. A média anual tem sido de 450 mil pessoas, mas o aeroporto tem capacidade para receber até um milhão de passageiros por ano. Possui duas pistas de pouso, com capacidade para pouso e decolagem de aeronaves até os tipos Boing 767 e Air Bus A310.

Para o secretário extraordinário de Turismo do Maranhão, Airton Abreu, a internacionalização do aeroporto de São Luís, além permitir os vôos charter de outros países, pode atrair também empreendimentos estrangeiros para os pólos turísticos maranhenses. Desde o início do mês, período em que coincidiu com a portaria expedida, a secretaria de turismo, segundo Airton Abreu, passou a intensificar a divulgação dos atrativos turísticos no mercado internacional. "Várias operadoras estão nos procurando para informar que querem trabalhar com o Maranhão", comemora.

kicker: Portaria do Comando da Aeronáutica entra em vigor neste sábado