Título: Europa vê na América Latina boa oportunidade de negócios.
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Fonte: Gazeta Mercantil, 27/10/2004, Gazeta do Brasil, p. B14

O Mercoparts visa o setor de componentes para veículos pesados, semi-pesados, rodoviários e máquinas agrícolas. A União Européia e a América Latina estarão juntas à mesa nesta quarta-feira, na Feira de Subcontratação e Integração Industrial (Mercopar 2004), em Caxias do Sul, para a realização de negócios do setor automotivo. Serão 25 empresas européias participando de rodadas com 100 empresas latinas. O encontro, denominado Mercoparts, é voltado para o setor de autopeças e componentes para veículos pesados, semi-pesados, rodoviários e máquinas agrícolas. As reuniões acontecerão até o dia 28, sempre das 14h às 19h, nos Pavilhões da Festa da Uva.

"O evento acontece num momento especial, pois concretamente os europeus estão decididos a fechar negócios com o Brasil", comemora Paulo Tigre, vice-presidente da Fiergs e presidente do Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos (IGEA), na abertura do Seminário Al-Invest, que aconteceu ontem no primeiro dia da Mercopar.

"Os tigres estão vindo do Sul"- foi a manchete que o principal jornal da Europa, o alemão Diewelt, estampou na primeira página da sua edição da semana passada. Com essa informação a diretora de Operações do Sebrae/RS, Susana Kakuta, abriu o Seminário Al-Invest, realizado no primeiro dia da Mercopar 2004.

O evento, promovido pelo escritório da Comissão Européia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Eurocentro Fiergs), com apoio do Sebrae/RS e CaixaRS, reuniu empresários brasileiros e estrangeiros para debater a importância das alianças estratégicas e dos investimentos para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas.

De acordo com Susana Kakuta, a América Latina está sendo vista pelos líderes empresariais europeus como uma excelente oportunidade de negócios. Usando as palavras ouvidas em recente encontro com empresários, na Ale-manha, Kakuta relatou que "a falta de conhecimento da Europa em relação à realidade da América Latina teve perdas efetivas para ambos os lados".

E foram os esforços que serão feitos para estreitar as relações comerciais entre Europa e Brasil o assunto abordado pelo conselheiro para Assuntos Econômicos da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Mauro Mariani, durante o Seminário.

Mariani revelou que a Comissão Européia "põe em marcha os novos mecanismos de administração do AL-Invest, basicamente transferindo as responsabilidades operativas para uma estrutura de consórcio que represente o setor privado tanto latino-americano quanto europeu". Para isso, nos próximos três anos, o programa irá investir 57,5 milhões de euros, sendo que desses, 46 milhões serão provenientes da União Européia, o restante dos beneficiários.

O programa AL-Invest visa fortalecer as relações da América Latina com a União Européia, favorecendo a conclusão de parcerias entre as pequenas e médias empresas das duas regiões (acordos comerciais de importação e exportação, de investimentos, de distribuição).

O Brasil vende 100 bilhões de euros para o mundo, sendo que 25% desse valor segue para a Europa. A balança comercial é positiva para o País, pois as vendas européias para o Brasil estão em torno de 70 bilhões de euros.

kicker: AL-Invest quer melhorar a relação entre AL e União Européia