Título: Fuso horário garante audiência maior
Autor: Regina Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 23/08/2004, Internacional, p. A-9

Números preliminares das TVs no Brasil mostram aumento de público em relação a Sidney. Os números ainda são iniciais, mas os primeiros indicativos mostram que, ajudados pelo fuso horário agora mais favorável, os índices de audiência na televisão dos Jogos Olímpicos de Atenas serão maiores que os registrados em Sidney, quatro anos atrás. Segundo o Ibope, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Sidney, transmitida no inicio da manhã, deu à TV Globo, na época, 11,03 pontos na região metropolitana de São Paulo. No último dia 13, a abertura das Olimpíadas de Atenas, em horário vespertino, deu à emissora 26,22 pontos de audiência.

Os números oficiais de audiência, porém, devem ainda demorar um pouco. No caso das TVs pagas, por exemplo, os números consolidados do Ibope ainda demoram cerca de 15 dias devido ao sistema de medição complicado, que leva em conta diversas variáveis. Os dados da TV aberta, apesar da possibilidade de verificação minuto a minuto, também só são divulgados depois de consolidados.

Ginástica artística

De qualquer maneira, segundo a assessoria da Bandeirantes, baseada em números do próprio Ibope, a cobertura das Olimpíadas tem dado à emissora alguns índices expressivos de audiência em cima da líder Globo. No domingo, dia 15, ao mostrar a apresentação da equipe de ginástica artística feminina do Brasil - com a presença de Daiane dos Santos - a Band garante ter ficado à frente da Globo por uma hora, das 15h30 às 16h30. A maior diferença nesse período foi de 21 pontos da Band contra 13 da Globo. Na média do horário o placar foi de 18 da Band contra 15 da Globo.

Na última terça-feira de manhã, mostrando vôlei, vela e judô, a Band de novo passou a Globo. O placar chegou a ser de 7 da Band contra 4 da Globo. Durante uma hora, a audiência das duas emissoras de sinal aberto que estão cobrindo as Olimpíadas estiveram praticamente empatadas: Band 5,6 contra 5,5 da Globo. Na última quinta-feira, também por causa da transmissão da Olimpíada, a Band venceu a Globo por uma hora, das 16h às 17h, com uma média de 12 pontos contra 10 da Globo. De uma maneira geral, diz a assessoria da Band, a emissora tem alcançado índices excelentes, com picos de 10 a 11 pontos, ficando vários momentos em segundo lugar no Ibope.

Os dados preliminares da audiência das Olimpíadas nos canais Sportv e Globonews, levantados pela Globosat, tendo como fonte o Ibope e referentes aos três primeiros dias das Olimpíadas, mostram que o evento tem levado uma boa audiência aos dois canais. Durante a cerimônia de abertura, o Sportv foi o segundo canal mais assistido entre os assinantes de TV - perdendo somente para a própria Rede Globo. Na média dos três dias, o conjunto dos canais Sportv (Sportv, Sportv2, Sportv+ e Sportv Brasil) é líder no ranking de audiência da TV por assinatura, tanto no total do dia quanto no horário nobre (19h à 1h).

Segundo estes dados preliminares, o Sportv dobrou e o Sportv2 triplicou suas audiências nesses três dias. Em apenas três dias de Olimpíadas já passaram pelo quatro canais Sportv 4,6 milhões de pessoas. Em junho passado, só como exemplo, o Sportv e o Sportv2 levaram, juntos, cerca de 15 dias para ter essa cobertura. Já a audiência do horário nobre da Globonews cresceu 29% nos três primeiros dias das Olimpíadas.

Investimento institucional

Para os canais dedicados exclusivamente ao esporte, como BandSports, Sportv e ESPN Brasil, a cobertura de um evento como as Olimpíadas é também importante do ponto de vista institucional. "Somos um canal de esporte com sete milhões de telespectadores e a apresentação de uma cobertura diferenciada num evento como as Olimpíadas é fundamental para o posicionamento do canal", diz Paulo Leal, superintendente comercial da ESPN Brasil.

O canal dá tanta importância ao lado institucional do evento que preparou uma grande ação de marketing para divulgar sua cobertura olímpica. A ESPN Brasil está presente num painel com 470 metros de extensão na Marginal Pinheiros com a Av. Juscelino Kubitschek em São Paulo; em 12 "front lights" espalhados pela cidade; em 15 painéis da Eletromídia com as últimas notícias de Atenas; chamadas de 30 segundos nos canais de TV por assinatura e spots em rádio; e 700 faces de mobiliário urbano no Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Flyers divulgando a programação foram distribuídos em pontos de grande circulação, como shopping centers e bares, além de um lounge com videowall no Shopping D&D, em São Paulo, e outro na pracinha principal do complexo Costa do Sauípe, na Bahia.

O canal também realiza a primeira exposição do Hall da Fama, no Shopping Interlagos, em São Paulo, em que apresenta, pela primeira vez, as marcas das mãos e dos pés de estrelas brasileiras do esporte, que está recolhendo há mais de dois anos. Mais de 120 atletas já participaram da iniciativa.

"Cobrir bem um evento como as Olimpíadas dá notoriedade a um canal de esporte, é uma consagração da marca, dando-lhe relevância tanto junto aos telespectadores quanto junto ao próprio mercado publicitário", afirma Leal. "É fundamental para um canal de esportes ter uma cobertura AAA em um evento como as Olimpíadas. O retorno institucional é grande", diz Pedro Garcia, diretor de negócios do Sportv. "Além disso, atrai em grande número um público novo, de mulheres e jovens, por exemplo."