Título: Sotreq espera ampliar negócios
Autor: Luciana Collet
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/10/2004, Energia, p. A-6
A Sotreq, revendedora Caterpillar no País, fechou um acordo comercial com a Iqara Energy Service para ser o único fornecedor de seus projetos de cogeração. Desta forma, não apenas os geradores dos projetos como também todos os demais equipamentos e a construção da planta de geração, além da operação e manutenção do sistema, será de responsabilidade da empresa.
Com isso, a empresa prevê que os geradores a gás passarão a responder por cerca de 50% do faturamento da divisão de energia da Sotreq, que em 2003 foi de US$ 50 milhões. Para este ano, a previsão é que a cogeração - sem projetos no ano passado - já responda por 20%. "Passamos por um período difícil após o racionamento, com o excedente de energia e a recessão do mercado, mas agora, com a retomada da economia e essas parcerias, novos negócios vão acontecer", afirmou Fernando Costa, gerente de motores da Sotreq.
Por hora, o acordo com a Iqara rendeu os cinco projetos de cogeração de energia, e conseqüentemente um faturamento mensal por 15 anos pela operação e manutenção das plantas. "Estamos construindo um datacenter para acompanhar remotamente cada projeto", acrescentou Costa.
Além do acordo com a Iqara Energy, a Sotreq também já acertou parcerias comerciais com as distribuidoras de gás natural do Rio de Janeiro (CEG e CEG-Rio) e de Minas Gerais (Gasmig), que podem possibilitar ainda outros negócios. "Dos dez projetos de cogeração à motor existentes até hoje, seis são nossos, portanto temos experiência no mercado", disse.