Título: Analistas prevêem reajuste de 5% dia 15 de novembro
Autor: Viviane Monteiro
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/10/2004, Energia, p. A-6

Para os economistas do Bradesco, a Petrobras vai fazer novo reajuste no preço dos combustíveis no dia 15 de novembro. A estimativa se deve à pressão do preço do petróleo no mercado internacional .

Se a estimativa for confirmada, será o segundo aumento dentro de um mês. No último dia 14, a Petrobras elevou em 2,4% e 4,8% o preço da gasolina e do óleo diesel, respectivamente, em suas refinarias. O aumento ficou abaixo das expectativas do mercado.

Na avaliação dos profissionais, o próximo aumento deve ficar em torno de 4,5% a 5% nas refinarias, e o impacto para o consumidor final será em torno de 2,5%. Mesmo com essa previsão, os economistas do banco acreditam que o impacto sobre a inflação será limitado.

Para eles, a inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve encerrar 2004 com alta de 7,3%. A estimativa é superior à última projeção dos analistas ouvidos pela Pesquisa de Mercado do Banco Central (BC), de 7,18%. Para o próximo ano, o time de economistas do Bradesco estima inflação de 6,08%, contra 5,89% da projeção média do mercado.