Título: Cronograma de adesão da Rússia será adiado
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/10/2004, Internacional, p. A-8

A Rússia parece ter enterrado seu ambicioso cronograma de integração à Organização Mundial do Comércio (OMC) este ano, depois da declaração do vice-primeiro-ministro Alexander Zhukov, de que as negociações bilaterais se estenderiam até o próximo ano. "Há uma boa chance de concluir negociações em 2005, apesar de não acreditarmos que o aspecto do tempo seja o mais importante", declarou Zhukov. "O principal é que os termos para a adesão não sejam discriminatórios".

Antes de aderir à organização, a Rússia precisa acertar os termos de adesão com todos o países com que tem comércio. Ministros russos comprometeram-se a terminar as negociações até o fim deste ano, uma meta que os diplomatas disseram ser difícil de cumprir.

EUA exigem mais dos russos

A Rússia chegou a acordos com a China e a UE, aumentando as esperanças de que fosse possível cumprir o cronograma proposto, que prevê integração até o início de 2006. Mas os negociadores ainda precisam fechar acordos com muitos outros países, incluindo EUA e Índia. Os EUA preocupam-se com diversos aspectos, principalmente os que dizem respeito ao setor agrícola e de propriedade intelectual, que se mostram cada vez mais delicados. Washington também se frustrou com a recusa de Moscou em permitir bancos estrangeiros de estabelecerem filiais na Rússia, assunto que o ministro da Economia, German Gref, reiterou ontem. "Isso seria totalmente sem sentido", disse na mesma conferência.

Um funcionário da área de comércio do governo dos EUA disse no início do mês que a Rússia "ainda tem muito trabalho" a ser feito se for terminar todas as negociações ainda este ano. A Rússia tenta se unir à OMC há 11 anos e seria a última grande economia a fazer parte do organização. A OMC apresenta em novembro as mudanças que a Rússia precisa fazer.