Título: Allgeier diz que Brasil tem postura "complicada"
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/10/2004, Internacional, p. A-8

Os Estados Unidos foram frustrados na tentativa de encontrar um ponto comum com o Brasil, para criar um acordo de livre comércio das Américas, afirmou ontem o vice-representante de Comércio dos EUA, Peter Allgeier. "Francamente, neste momento a nossa conclusão tem sido a de que a imagem (do Brasil) do que seria um acordo desejável é diferente da nossa", afirmou Allgeier, em uma palestra.

Devido principalmente a esse desacordo, os países da América não devem cumprir o prazo de 1º de janeiro, estabelecido há dez anos para a conclusão da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Allgeier afirmou que Estados Unidos e Brasil continuam discordando em importantes questões, como agricultura, investimento e proteção de direitos autorais e patentes.

O Brasil está com uma atitude "muito, muito cautelosa" para abrir seu mercado de serviços para empresas estrangeiras, o que tem prejudicado as negociações para a Alca, assim como outras negociações separadas com a União Européia e a rodada de conversações com a OMC, acrescentou. Allgeier descreveu a postura do Brasil nas negociações da Alca como "muito, muito complicada". "Durante as negociações da Alca, o fenômeno foi que o Brasil tentava consolidar pelo menos a América do Sul, talvez a América Latina, como um contrapeso à América do Norte".