Título: roteiros adequados à expectativas dos clientes
Autor: Regiane de Oliveira
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/10/2004, Comércio & Serviços, p. A-11

Para não bater de frente com as empresas internacionais, na corrida pelo mercado de viagens corporativas, a Alatur criou diferentes formatos de produtos de turismo: o Corporate, serviço responsável por 85% do faturamento da empresa e que abrange o mercado corporativo em todas as fases do processo de viagens; Eventos e Incentivos; e Travel Design.

A empresa aposta ainda na terceirização de serviços logísticos para a realização de treinamentos empresariais, com o objetivo de ampliar sua participação no mercado. "Desenvolvemos produtos para atender demandas especificas que surgiram de nosso público-alvo, as empresas e executivos", diz Ricardo Ferreira, um dos novos sócios da empresa, juntamente com Marcos Balsamão.

Foram R$ 3 milhões investidos na ampliação da estrutura para receber os novos serviços. O Travel Design foi criado em julho deste ano e consiste na elaboração de roteiros de viagens diferenciados com otimização de custos para um público de alto poder aquisitivo.

"A Alatur já oferecia este serviço antes, mas somente agora o configuramos como linha de ação", diz Ferreira. Segundo ele, a empresa espera atender de 380 a 400 clientes ainda neste final de ano. "São pessoas acostumadas a viajar, mas que buscam lugares diferentes dos destinos tradicionais e precisam de uma consultoria."

Ferreira explica, porém, que o Travel Design não constitui venda de pacotes: "Adequamos as viagens às necessidades e expectativas dos clientes. Mesmo que, as vezes, tenhamos que explicar que não é adequado uma mesma viagem para os três continentes."

Outro produto da empresa é o Eventos e Incentivos, que inclui a divisão de Lazer, criado para atender a realização de workshops, confratenização, feiras, congressos, seminários, lançamentos de produtos e treinamento de equipes, no Brasil e no exterior.