Título: Bahia começa obras de modernização até dezembro
Autor: Alvaro Figueiredo
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/10/2004, Gazeta do Brasil, p. B-13

Dos R$ 50 milhões anunciados pelo governo federal para ampliar e modernizar 11 dos 33 portos do País, R$ 14 milhões ficarão com a Companhia de Docas da Bahia (Codeba), que deverá aplicar os recursos liberados até dezembro em dois dos três terminais do estado, o de Salvador e o de Aratu, na Bahia de Todos os Santos.

O anúncio do repasse, feito no início do mês pelo ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, privilegia os maiores, estratégicos e de melhor desempenho. As obras incluem dragagem e construção de novo berço de atracação, o que irá ampliar o calado máximo de para até 15 metros de profundidade.

Agenda dos portos

"Os recursos de curto prazo, de R$ 14,6 milhões para infra-estrutura e modernização, estão previstos na medida provisória 217/2004 datada de 27 setembro, e serão liberados ainda neste ainda neste exercício", anuncia o diretor-presidente da Codeba, Jorge Medauar.

A estratégia estabelecida, denominada Agenda Portos, inclui programação de médio e curto prazos, que prevê investimentos até 2007, e envolve os ministérios dos Transportes, Desenvolvimento, Agricultura, Planejamento e Fazenda, e está sob coordenação da Comissão de Infra-Estrutura.

Medauar explica que dos R$ 9,6 milhões destinados ao porto de Salvador, R$ 5 milhões serão consumidos na dragagem de aprofundamento, na bacia de manobra do cais comercial, e dragagem de manutenção dos berços de atracação em dois segmentos do cais, que hoje têm 10 metros e 12 metros de calado máximo de atracação, e irão ganhar mais dois metros de profundidade.

Importação e exportação

Outros R$ 4 milhões serão utilizados no enrocamento do futuro cais de Água de Meninos, nova extensão do porto, com 15 metros de calado previstos, construído dentro de padrões de operação internacionais. O projeto prevê construção de retroárea, para triagem, movimentação e estacionamento, de 97 mil metros quadrados.

Para agilizar a tramitação da documentação de importação e exportação, será construído um centro portuário de administração, com outros R$ 500 mil, e os R$ 100 mil restantes serão investidos em modernas instalações para inspeção fitossanitária, com dependências para representações da Receita Federal, ministérios da Agricultura e Saúde, e Polícia Federal.

No porto de Aratu, os recursos serão distribuídos na dragagem de manutenção da bacia dos berços e em parte do canal, o que consumirá R$ 4,5 milhões, e os R$ 500 mil restantes serão destinados ao centro Administrativo.

Inserção

O desempenho e a localização dos portos baianos foram, de acordo com o diretor-presidente da Codeba, fatores que determinaram a inserção na Agenda Portos, que inclui ainda os terminais portuários do Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Itajaí (SC), São Francisco do Sul (SC), Sepetiba (RJ), e Itaqui (MA).

Incluindo o Porto de Ilhéus ( 462 quilômetros de Salvador), os portos da Codeba movimentaram, no acumulado de janeiro a setembro, 7,661 milhões de toneladas, registrando crescimento de 18% sobre igual período do ano passado, resultado atribuído, a exemplo dos meses anteriores, à boa participação dos graneis sólidos, especialmente minério, trigo em grão, e farelo de soja.

"Entre os dias 30 de setembro e primeiro de outubro, a movimentação registrada pelo Porto de Salvador representou um verdadeiro show em agilidade", comemora Jorge Medauar. O executivo destaca a operação realizada no Cais de Água de Meninos, berço público, onde foram embarcadas, com destino a Porto Mobile (Estados Unidos) 4,9 mil toneladas de cobre.

Superando desempenho

"A movimentação consumiu 27 horas de trabalho, uma taxa de embarque inédita, de 182 toneladas hora. Em setembro, mais uma vez, o Porto de Salvador supera as expectativas e bate outro recorde, movimentando 262 mil toneladas", registra o diretor-presidente, destacando que o resultado da movimentação do Porto até este mês ultrapassou todas as marcas anteriores a 2002.

De acordo com Medauar, a carga conteinerizada no Porto de Salvador, até setembro, totalizou 88,4 mil contêineres ou 139,5 mil unidades de 20 pés, apresentando um aumento de 23,3% em relação ao mesmo intervalo de 2003. Segundo dados do Centro Nacional de Navegação Transatlântica(Centronave), a Codeba mantém liderança entre os terminais portuários acima do estado do Rio de Janeiro, com maior movimentação de contêineres.

A performance dos graneis sólidos importados, especialmente fertilizantes, e o volume expressivo no embarque de magnesita garantiram ao Porto de Aratu forte desempenho no mês de setembro. A movimentação acumulada, nos nove meses do ano, atingiu 4,793 milhões de toneladas, contra 3, 903 milhões de toneladas em igual período do ano passado, crescimento de 22,8%.

O Porto de Ilhéus, com o segundo melhor resultado da sua história em 2003, acumulou, até setembro último, movimentação de 771 mil toneladas de cargas. No ano passado, 84% da movimentação foi relativa a soja, especialmente o farelo, que teve o aumento de 221 mil toneladas comparado ao ano anterior.

kicker: Terminais de Aratu e Salvador recebem R$ 14 milhões da União

kicker2: Portos baianos registram crescimento de cargas de 18% no ano