Título: Concurso destacará a Serra Gaúcha internacionalmente
Autor: Guilherme Arruda
Fonte: Gazeta Mercantil, 28/10/2004, Gazeta do Brasil, p. B-14

Expectativa é reunir 400 amostras de 15 países, além de especialistas renomados que vão formar diversos júris. A cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, já vive a condição de centro das atenções do mundo vitivinícola mundial. Amostras de vinhos de várias partes do planeta, incluindo França, Itália, Espanha e Alemanha, começam a chegar ao município, amparadas por um rigoroso controle de proteção. Entre os dias 8 e 11 de novembro elas serão avaliadas durante o II Concurso Internacional de Vinhos, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

A expectativa da organização é reunir aproximadamente 400 amostras provenientes de 15 países, além de especialistas renomados que formarão os diversos júris, tendo a frente o presidente da Office International de la Vigne et du Vin (OIV), Reiner Wittkowski. Os trabalhos serão realizados no hotel Dall Onder.

Na mesma ocasião, o Brasil vai sediar, de forma inédita, uma assembléia geral da Union Internationale des OEnologues (UIOE), a principal entidade enológica do mundo. "É a primeira vez na história que uma assembléia da UIOE é realizada fora da Europa", ressalta o gaúcho Antônio Czarnobay, eleito vice-presidente da UIOE.

O encontro acontecerá no dia 12 de novembro. A expectativa é a vinda de 20 delegados, a maioria da Europa. "Este encontro tem um significado valioso, pois coloca o Brasil no mapa dos produtores de vinho do mundo", reforça o enólogo gaúcho.

Segundo Antonio Czarnobay, as impressões dos delegados sobre nossa vinicultura estarão depois impressas nos boletins de cada um dos países representados. "Eles vão visitar as cantinas, institutos de pesquisas, experimentar vinhos, e tudo isso será divulgado lá fora", comemora, acrescentando que boa parte dos delegados não conhece os vinhos brasileiros. O grupo será liderado pelo presidente da UIOE, Giuseppe Martteli.

Concurso

O regulamento do concurso segue as normas da Office International de la Vigne et du Vin (OIV). Todos os vinhos devem, obrigatoriamente, ser engarrafados e rotulados, além de estar disponível numa quantidade mínima de 1000 litros. Cada júri será formado por cinco membros, sendo três estrangeiros e dois brasileiros. O número total de júris dependerá do número de amostras inscritas. O sistema de premiação também seguirá a recomendação da OIV de não ultrapassar os 30% do total que obtiverem a maior pontuação.

Esta é a segunda vez que o Brasil sedia um concurso internacional. A primeira edição aconteceu em 2002, quando foi registrado um total de 409 vinhos provenientes de 11 países, números considerados surpreendentes diante da jovem experiência do Brasil na realização deste tipo de evento.