Título: Genoino atribui derrota de Marta a erros do PT
Autor: Wallace Nunes
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/11/2004, Política, p. A8

Em entrevista coletiva junto com a cúpula do partido, o presidente nacional do PT, José Genoino, atribuiu a derrota da candidata Marta Suplicy devido a ineficiência de parte de setores da legenda a uma campanha anti-PT, promovida, segundo ele, por membros da campanha do prefeito eleito José Serra (PSDB). "Estamos analisando as falhas. O que percebemos até o momento é que a campanha foi correta. Entretanto, não fomos eficientes em combater a uma frente anti-Marta, que estigmatizou nossa campanha. Faltou eficiência para enfrentar esse preconceito que se formou contra Marta", disse José Genoino.

Essa frente incluiria, de acordo com o dirigente petista, desde a estratégia política do adversário em tentar colar em Marta a imagem de arrogante até a neutralidade de partidos no segundo turno das eleições. Na visão de Genoino, essas neutralidades -a do PMDB e da deputada Luiza Erundina (PSB) , por exemplo- significaram uma atitude anti-Marta.

Para Genoino, o problema ficou mais evidente no segundo turno. "No primeiro turno essa frente teve uma dificuldade de se constituir e se colocou mais visível no segundo turno. O adversário foi mais eficiente para fazer uma campanha muito mais anti-PT do que uma campanha afirmando projetos de políticas públicas."

Outros motivos da derrota apontados por Genoino foram o fato de o PSDB estar há 10 anos no governo do Estado, a falta de alianças no 2 turno e a dificuldade de o PT se infiltrar nos segmentos médios do eleitorado.

Genoino não quis comentar os efeitos prejudiciais durante a campanha da prefeita petista, como o caso da rinha de galos em que o publicitário e marqueteiro do PT Duda Mendonça esteve presente e ainda a entrevista da jornalista Mônica Dallari, namorada do senador Eduardo Suplicy (SP), à revista Veja, na qual ela critica a postura de Marta na campanha.