Título: Participação recorde e longas filas marcaram o dia de votações
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/11/2004, Internacional, p. A11

Em uma eleição que promete rivalizar com a disputa voto a voto de 2000, os eleitores fizeram a escolha ontem entre o presidente George W. Bush e o desafiante democrata John Kerry, depois de uma campanha marcada por ataques que se intensificou durante o ano. Bush, votando no Texas, declarou: "Dediquei-me totalmente ao cargo". Kerry votou em Boston e se emocionou ao ver seu nome na cédula. "Acho que ninguém pode imaginar o que é isso. É muito especial. É excitante."

Pela manhã, Kerry ainda distribuía material de campanha a militantes em Wisconsin, para angariar os últimos votos em uma das eleições mais disputadas da história do país. Analistas previam um comparecimento recorde às urnas, na primeira eleição desde o 11 de Setembro. Esperavam até 120 milhões de eleitores. Foram 10 milhões de inscrições (para votar) a mais do que a de 2000. De fato, o eleitor enfrentou longas filas nos locais de votação, mesmo com chuva, e chegou a levar cadeiras para as filas.

A perspectiva de contestações legais sem precedentes pairou sobre o dia de eleição, cada lado enviando milhares de advogados em ação para monitorar a enxurrada de eleitores recém-registrados e formular contestações rápidas a qualquer sinal de irregularidade.

"Minha esperança, evidentemente, é que esta eleição termine hoje", disse Bush, referindo-se às esperadas contestações legais em alguns distritos. Ele venceu a eleição em 2000 depois que uma decisão da Suprema Corte lhe deu maioria na Flórida e no colégio eleitoral.

De sua parte, Kerry fez aparições em Wisconsin, onde os residentes podem se registrar e votar no mesmo dia. Sobre as longas filas, ele disse: "É uma espécie de dia mágico." Uma estonteante corrida final através do meio-oeste e pontos do sul encerrou uma campanha que assistiu aos desafiantes empatados em cada guinada vital.

As pesquisas finais pré-votação indicaram empate - 49% a 49%, em uma pesquisa CNN-USA Today-Gallup, com Ralph Nader ficando com 1%. Pesquisas com resultados sem vitorioso na Flórida e em uma série de estados do meio-oeste, aprofundaram o mistério sobre quem coletaria os necessários 270 votos eleitorais. Tanto Bush como Kerry tocaram no tema de segurança da população até os momentos finais, ambos prometendo liderança firme na guerra contra o terrorismo e um foco concentrado na segurança da nação.

Truques para evitar voto

Telefonemas amigáveis para afro-americanos dizendo que eles não precisariam ir as urnas este ano, avisos de que pessoas com multas de trânsito ainda não pagas não poderiam votar e notícias falsas de que as eleições seriam no dia 3 estão entre as trapaças denunciadas na véspera da eleição. Truques eleitorais não são novidades, mas, segundo organizações de defesa dos direitos de eleitores, o pleito de 2004 se destaca pelo número de panfletos falsos, telefonemas forjados e outras artimanhas, com o objetivo de evitar que os negros votem. Um telefone para denunciar essas manobras recebeu mais de 5,5 mil chamadas por dia, disse Barbara Arnwine, do Comitê de Advogados pelos Direitos Civis.