Título: As empresas mudaram e viraram holding
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Fonte: Gazeta Mercantil, 03/11/2004, Panorama Setorial, p. A12
O negócio da publicidade no Brasil é controlado pelas grandes holdings transnacionais. Em 2003, no ranking da revista Meio & Menagem das maiores agências por compra de espaço e tempo na mídia, apenas uma, entre as dez maiores, é de capital totalmente brasileiro. Há outras com alguma participação nacional, mas cujo controle efetivo está no exterior. Da mesma maneira, entre os cinco maiores grupos, por gastos na mídia, somente um é controlado por capitais nacionais, o quinto colocado.
Esta predominância do capital estrangeiro é suavizada pela existência de um bom número de agências de capital misto, nas quais a gestão e uma significativa parte do capital ficou nas mãos de profissionais brasileiros. Para reagir a este avanço, diversas agências brasileiras se transformaram elas mesmas em holdings, comprando o controle ou uma participação em outras agências e em empresas de serviços de marketing. Entre as holdings nacionais estão:
Grupo Total. Fundado em 1996 por Eduardo Fischer, tem como carro-chefe a Fischer América, com atividade nos principais países da América Latina.
Prax Holding. Foi constituída a partir da W/Brasil, quando seus sócios decidiram investir em outras empresas. É controlada por Washington Olivetto, Gabril Zellmeister e Javier Llusá Cluret.
Talent Par. Foi fundado por Julio Ribeiro em torno da Talent, agência de publicidade criada em 1980.
Propeg. O antigo Grupo Interamericano de Comunicação foi desmembrado em duas partes. Uma, a Propeg e outra o Multigrupo, que mudaria o nome para PPR. Na cisão, o controle ficou com o publicitário Fernando Barros.
PPR (Profissionais de Publicidade Reunidos). É o resultado da cisão do antigo Grupo Interamericano. Ficou inicialmente com Rodrigo de Sá Menezes. É presidida por Cyd Alvarez.
Ypy. Holding fundada por Nizan Guanaes. Tem como sócio o Banco Icatu. Formam parte a DM9DDB, a MPM e a Africa.
Newcomm. Foi criada em 1 de janeiro deste ano. Metade do capital é do WPP Group e o restante dos sócios brasileiros Roberto Justus e Silvio Matos.