Título: UE considera transgênico de milho seguro
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/11/2004, Agribusiness, p. B12

A consultoria de segurança alimentar da União Européia (UE) informou, pela segunda vez, que o milho geneticamente modificado da Monsanto, conhecido como MON863, e investigado pelos órgãos reguladores ambientais em setembro, é seguro para o consumo humano e animal.

A Autoridade Européia de Segurança Alimentar, em Bruxelas, disse em relatório que seu Comitê de Investigação Científica sobre Organismos Geneticamente Modificados anunciou pela primeira vez sua descoberta positiva em abril, depois de analisar um novo estudo publicado em setembro.

Dúvidas por parte dos órgãos reguladores ambientais dos países do bloco europeu em setembro, atrasaram a decisão sobre se seria ou não permitida a importação para uso em rações animais à base do milho, cujos genes foram modificados para transformar as plantas, tornando-as resistentes à praga da broca da raiz.

A Monsanto, com sede em St. Louis, busca pelo menos a liberação de seu terceiro produto este ano, depois que a UE encerrou uma moratória de seis anos, ante as aprovações de novas safras geneticamente modificadas.