Título: Suplicy critica comando de campanha de SP
Autor: Sérgio Pardellas
Fonte: Gazeta Mercantil, 04/11/2004, Política, p. A7

Em discurso ontem no Senado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez duras críticas à coordenação da campanha da prefeita Marta Suplicy (PT), candidata derrotada à reeleição na capital paulista. Embora tenha poupado a ex-mulher - a quem chamou de "pessoa da maior grandeza na história política contemporânea no Brasil e melhor prefeita que já administrou São Paulo- Suplicy atribuiu a derrota à maneira agressiva com que a campanha de Marta foi conduzida. Na avaliação do senador paulista, Marta teria perdido a eleição no penúltimo debate ao partir para o confronto direto com José Serra (PSDB). Ele afirmou que a campanha deveria ter se dedicado a enaltecer os aspectos positivos da administração em São Paulo ao invés de atacar o candidato tucano.

O senador disse estranhar que o publicitário Duda Mendonça, marqueteiro de campanha de Marta, tivesse orientado os ataques ao tucano. E ironizou: "O Duda pensou o que ? Que Serra e Marta travassem uma disputa que lembrasse uma rinha de galos", bradou numa alusão ao episódio em que o publicitário foi preso enquanto participava de uma rinha de galos no subúrbio do Rio.

Outro alvo de Suplicy foi um dos homens fortes da prefeitura petista e da campanha de Marta, o atual secretário de Abastecimento e Projetos Especiais, Valdemir Garreta. Anteontem em entrevista, Garreta creditou a Suplicy a ampliação do preconceito a prefeita petista. Acusou ainda de ter transformado Marta numa pessoa insensível, arrogante e indiferente, o que, nas palavras dele, teria sido determinante para a derrota em São Paulo. "Comigo a Marta não teria perdido a eleição", afirmou.

Acrescentou que sempre se empenhou para que Marta fosse reeleita ao contrário do que dissera o Valdemir Garreta.

Para ele, Garreta está querendo se lançar candidato ao Senado ao criticá-lo. "Se quiser ser candidato ao Senado, que seja. Se quiser indicar alguém, que indique. O PT é um partido aberto", afirmou.

No fim do discurso, Suplicy parabenizou Serra pela vitória e sugeriu que a equipe de transição de Marta, integrada além de Garreta por Rui Falcão, se espelhasse no exemplo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, "que garantiu amplo acesso às informações do governo federal.